> CASAPONTOCOME: Flor-de-mel

Flor-de-mel


Numa das nossas visitas (já aqui mencionadas) aos hortos das redondezas, comprámos três fofíssimos exemplares de uma planta, à qual a senhora-dona-do-horto se referiu como “Alisso”. 
Chamou-me logo a atenção porque eu tenho, não sei porquê, uma predilecção por flores minúsculas e perfeitas, como os miosótis, a minha flor preferida desde sempre.
Estas são tão amorosas, que quando as vi e me aproximei, afoguei logo o nariz no meio de tanta mini-flor e uma aroma adocicado fez-me franzir o dito… Era um cheiro tão familiar… Cheirava mesmo, mesmo… mas a quê?? “A mel!” A senhora-dona-do-horto veio em minha salvação, porque, de outra forma, eu ia ficar ali a aspirar pólen, até descobrir que aroma era aquele.
Quando as instalei no seu novo lar, fui pesquisar mais sobre elas e descobri, que um dos seus nomes comuns é precisamente flor-de-mel!
Agora vivem nesta bela taça e de vez em quando, vou lá meter o nariz, para convencer o meu cérebro de que é possivel as flores cheirarem a mel!

2 comentários:

  1. Já vi destas flores em algumas planícies. Em Espanha, vêem-se com bastante regularidade. Ainda não, as cheirei, mas para a próxima vou experimentar e também fotografar.
    Um bem-haja à casa.

    Anabela Maia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando lá fores meter o nariz, nem vais acreditar! É puro mel!!! :)

      Eliminar