> CASAPONTOCOME: Emigrantes

Emigrantes



Tenho reparado que este blog é cada vez mais visitado por portugueses que estão fora de Portugal. Decidi dedicar a esses visitantes o artigo de hoje.

Deixem-me descrever-vos como isto anda. Sabem que as notícias na imprensa não são assim tão fidedignas.

Eu, que nunca de cá saí, vejo que realmente isto está complicado. Não para todos, mas para muitos. O povo anda mais pessimista, ainda, do que sempre foi. O peso de cá viver aumenta, em certas zonas e em certas carteiras. O trabalho estica e o ordenado encolhe.

Claro que há sempre um lado bom para tudo e muita gente foi obrigada a adaptar os gastos aos ganhos. Outros organizaram melhor a vida e até ficaram melhor do que dantes. Outros ainda rumaram para outras paragens, onde as coisas estão mais leves. E depois há aqueles que simplesmente tiveram sorte e se têm escapado, por entre os pingos da chuva.

O tempo continua maravilhoso. As paisagens mantêm-se ricas e variadas e ainda há muita coisa bonita que temos preservado.

Nem tudo é mau. O segredo continuará sempre a ser: procurar o bom no meio do mau, a beleza no meio da fealdade, a luz no meio da escuridão. Eles estão sempre lá.

Se deixar de conseguir encontrar isso por cá, vou-me embora. Simples.

Sem comentários:

Enviar um comentário