> CASAPONTOCOME: Ler

Ler




Adoro ler, desde antes de aprender a ler. Nessa altura “lia” as imagens dos Petzis e imaginava a história. A culpa, como de tantas outras coisas, é da minha mãe, claro!

Logo que aprendi, devorava livros mais do que comida. Lia antes de adormecer, de manhã, de tarde e à noite. Na biblioteca da minha terra, a senhora já nos conhecia, a mim e à minha mãe e deixava-nos trazer mais livros do que o permitido nos cartões. Adorava essas visitas à biblioteca municipal: o cheiro a livros, a papel velho, a madeira. O silêncio, apenas interrompido  pelo ranger das tábuas do chão, os cartõezinhos de cor, para requisitar…

Não têm conta os livros que já li. Nem todos foram bons livros, mas sem dúvida que todos, sem excepção, me ensinaram alguma coisa.
Há pessoas que dizem orgulhosamente “Em toda a minha vida só li um livro do princípio ao fim! E foi porque me obrigaram na escola!” Sei que existem, porque já ouvi esta frase, dita tal e qual assim, por uma pessoa com cerca de 30 anos. Acho mal. Há todo um mundo, todo um universo a passar ao lado de pessoas assim e depois isso nota-se.

Sempre que posso ainda leio, menos do que dantes, mas com o mesmo prazer. Ler é uma viagem com destino desconhecido, que nos pode marcar para sempre.

4 comentários:

  1. Temos isso em comum, não só gosto de ler, como manusear os livros e adoro o seu cheiro característico. Até dos livros antigos gosto de vasculhar às vezes até ficar com as pontas dos dedos pretos.
    Não há nada melhor do que aprender através da leitura

    ResponderEliminar
  2. Por isso mesmo, não sou nada a favor destas modernices de ler no PC ou em tablets... Metade da experiência da leitura perde-se. O passar de páginas, o ruído do papel, o cheiro, tudo isto tem de fazer parte da experiência! Beijinho :)

    ResponderEliminar
  3. Eu, adoro ler! Leio 1 livro por mês, pois, como eles são tão caros, não me posso dar a esse luxo de ter mais que um!Lembro-me de ler na biblioteca do ciclo preparatório, vezes sem conta "As lições do Tonecas". Em tempos de liceu, estudei os "Maias", mas só li os trechos que eram necessários. Mais tarde, e já fora da escolariedade, li o livro todinho, e fiquei supreendida com a história! Ler é fundamental para a nossa formação e auto-conhecimento. Nem que seja a "Maria" eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, o que eu me ria com as lições do Tonecas! Aquilo era já de outros tempos e notava-se, mas ainda fazia rir! Claro que a adaptação para a TV veio estragar um pouco a coisa, nunca gostei de ver aquilo, mas o livro, também li e reli!
      Bjinhos

      Eliminar