> CASAPONTOCOME: Copo menstrual Lunette

Copo menstrual Lunette


O conteúdo que se segue é exclusivamente dedicado a mulheres. Se é homem, pode parar por aqui e ir ler outros fantásticos artigos do blog. Muito obrigada.

Se ainda aí estiver, das duas uma: ou é mulher e vai gostar, ou é homem e vai-se arrepender, mas eu avisei…

Ora então, meninas… O copo menstrual da Lunette não é propriamente um utensílio mágico que nos tire as dores ou a sensação de inchaço pélvico durante aqueles dias do mês, mas é, sem dúvida, um enorme alívio, em muitos outros aspectos.

Trata-se de um copinho de silicone maleável que se introduz na entrada da vagina e simplesmente recolhe o fluido menstrual ao longo do dia. Sem fugas, sem riscos, sem desconforto. É fácil de aplicar e tem uma quantidade de vantagens que me surpreenderam muito e que passo a partilhar:

* Pode usar-se durante 12 horas sem tirar, o que significa: poder dormir descansada, poder colocar de manhã antes de sair de casa e só retirar à noite quando se regressa, poder usar bikini, fio dental e tudo o que se queira, como num dia normal… J

* Sabem aquela sensação de calor abafado, quando usam pensos? E aquelas eternas promessas das marcas, em eliminar o odor menstrual, que todas sabemos que acabam por não ser reais? E quem nunca ouviu aquele barulhinho, tipo fralda descartável, quando nos mexemos usando pensos? Pois para mim tudo isto acabou, graças ao lunette!
 
* “Ah, então é como um tampão?” Não, não é. Os tampões causam desconforto, por exemplo, a fazer desporto, em certas posições, para não falar nas trocas, que devem ser feitas frequentemente e no facto de que nunca se deve dormir com o tampão. O lunette não tem nada a ver: a zona onde se coloca não incomoda nada e como é mole e maleável nem se sente.

* No ginásio também senti um aumento de liberdade! Para além de não o sentir durante os exercícios, agora nem no balneário tenho de partilhar com as outras mulheres o meu ciclo menstrual, acabou-se o fiozinho azul, revelador do tampão!

* Fazendo as contas, ao longo da vida quanto dinheiro gastaremos nós em pensinhos diários, pensos normais e tampões? O lunette não é propriamente barato, mas pode durar mais de 10 anos, portanto, acaba por se pagar a si próprio.

* E já que estamos numa de contas, em lixo, quantos quilos fará cada uma de nós, ao longo da vida, só nestes artigos descartáveis? O lunette também é amigo do ambiente.



E fiquei convertida! Escolhi o tamanho adequado para mim, cortei parte da patilha, para ficar mais confortável e já está. Escolhi esta marca porque me inspirou mais confiança que as restantes e não me arrependo: foi um investimento no meu bem-estar e na minha liberdade. 

115 comentários:

  1. Até gostava de experimentar, mas não sei nem preços nem onde comprar...manda-me essas informações :)

    Ana Luísa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Lunette tem uma página no Facebook e, aqui no artigo, coloquei o link para o site oficial. Basta falares com eles e saber o ponto de venda mais perto de ti. Eu comprei através de uma loja "Celeiro", mas acho que também vendem pela "Pegada verde" e outros. Beijinho

      Eliminar
    2. Boa tarde! A ideia é genial, mas nao consigo perceber uma coisa: o fluxo fica la dentro essas 12 horas ? Como é que vai saindo???

      Eliminar
    3. Não vai saindo, vorboleta. Remove-se e simplesmente despeja-se, lava-se e é só voltar a colocar. :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Acho que não te arrependerias... Para mim foi mesmo uma revolução, a ponto de me esquecer se o teria colocado ou não! É muito libertador, em vários aspectos. Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu já estou a usar há 2 meses, mas nos primeiros dias do período tenho tido pequenas fugas. Também lhe aconteceu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconteceu-me uma única vez e verifiquei que não o tinha colocado bem, continuava meio dobrado. Agora, depois da aplicação faço uma verificação para garantir que ficou bem e não voltou a acontecer! :)

      Eliminar
  4. Eu comprei o meu lunette ainda nem faz um mês, foi um presente de aniversário do meu marido(eheheh...original!!!). Por coincidência logo dias depois tive que começar a usá-lo pois apareceu-me a menstruação. Na 1ª vez que o colocamos é uma descoberta e uma adaptação, não ficou lá muito bem colocado, mas à 2ª vez já estamos profissionais, e devo dizer que foi....MARAVILHOSO!!!! Não quero outra coisa!!! Fui correr 5kms com ele e até me esqueci dele...Confesso que andei anos a arranjar coragem para experimentar, já conheço o lunette à algum tempo, mas estava sempre receosa. Finalmente este ano arranjei coragem e só me arrependo de não ter começado a usar antes!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, um presente original e útil! ;) O mais fantástico é esquecer que o estamos a usar!
      E para fazer desporto, não há mesmo nada que se lhe compare! beijinhos

      Eliminar
  5. Acabei de ler o post assim como os comentários e confesso que o Lunette desperta em mim alguma curiosidade!! A nível da adaptação e conforto, não questiono, acredito que assim seja... mas..... e já que estamos numa de partilha apenas entre mulheres pergunto-vos e desculpem a minha ingenuidade : e em termos de higiene para colocar e retirar.... nem imaginam os filmes que já fiz!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu fiz bastantes filmes antes de decidir comprar! O que me sossegou foi saber que o poderia usar durante 12h ou mais: assim poderia sempre fazer as trocas no conforto do lar... ;) É mais simples do que eu imaginava... Se quiseres manda um mail aqui para a casa ( casapontocome@gmail.com ) e eu esclareço mais em pormenor.

      Eliminar
  6. Faz-me confusão só de pensar :) e tirar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A remoção deve ser feita de forma lenta: primeiro aperta-se a base, para eliminar o vácuo, e depois puxa-se cuidadosamente, relaxando os músculos. É mais simples do que se imagina! ;)

      Eliminar
  7. Tenho andado a ler já há algum tempo sobre o Lunnete, mas confesso que ainda estou indecisa. Quanto custa ao certo o Lunnete? (ou varia consoante o local onde se compra?)

    Como é que é feita a limpeza/o que é preciso para limpar o copo?
    É necessário limpar o copo de quanto em quanto tempo?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O preço é de 29.90€ ou 31€, consoante prefira transparente ou colorido.
      A limpeza é simples: antes e depois dos dias do período menstrual pode ser esterilizado, fervendo em água por 2 ou 3 minutos. Entre as utilizações diárias, basta lavar com água e sabão.
      No site da lunette pode esclarecer as dúvidas todas.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Bem eu tenho 14 anos e tambem gostaria de esperimentar isso está adequado a todas as idades??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves aconselhar-te com o teu ginecologista e no site da lunette.

      Eliminar
    2. também tenho 14 anos, e uma amiga minha mais nova que eu já usa e diz que está satisfeita :)

      Eliminar
  9. Realmente parece compensar o investimento. Eu num ano gasto mais ou menos esse valor em tampões. Se isso durar 10...maravilha!!
    Falaste em tamanho adequado? Como sei qual é o meu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dois tamanhos. Espreita o site da Lunette para veres qual será o teu. Beijinhos

      Eliminar
  10. eu ja uso o lunette a mais de dois e para mim foi sem duvida a melhor invenção :) não tenho qualquer desconforto ao usa-lo, muito pelo contrario nem se nota e quase me esqueço que o estou a usar, recomendo a todas as mulheres, não só por ser um bom investimento mas também por ser muito higiénico e sem qualquer odor desagradável como acontece com os pensos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me aconteceu algumas vezes assustar-me por pensar que me posso ter esquecido de o colocar! :)
      Não se sente NADA e esse é o maior conforto, de facto!

      Eliminar
  11. Já uso há 3 anos e sou grande fã!! :D Não quero outra coisa! Já nem me lembro como era a vida a.c. (antes do copo!!) :P Da primeira vez que ouvi falar disto o meu primeiro pensamento foi "ca nojo!!!", mas realmente depois de se experimentar não se quer outra coisa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Só tenho pena de não ter começado a usar antes. :)

      Eliminar
  12. Bem, eu já tinha ouvido falar disto...se calhar está mesmo na hora de experimentar!
    Já sou fã de tampões mas as trocas aborrecem-me...Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem já gosta de usar tampões, a diferença é realmente o maior conforto e o intervalo entre trocas, que aumenta muuuuuito. Eu uso entre 10 - 12 horas sem qualquer problema. É um descanso.

      Eliminar
  13. Comecei a usar o copo ontem, comecei por colocar com a dobra designada por "S" mas não consegui colocar, optei por outra dobra, a que se coloca uma das laterais no interior do copo (no site explicam as diferente dobras que se pode fazer), sem problemas consegui à primeira, e tudo o que dizeram anteriormente é a mais pura verdade, não se sente nada, eu fiz hoje 2 horas de ginásio e estava com medo de fazer algum movimento que pudesse doer, não senti nada, o meu único problema é o retirar ainda me custa mas também so tentei 2 vezes e a 2ª foi melhor que a 1ª. Estou adorando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é essa a dobra que uso, acho que é a mais fácil para colocar.
      Quanto ao retirar já descobri que são 3 etapas: apertar a base do copo, para eliminar o vácuo; relaxar; puxar lentamente.
      É uma maravilha sentirmo-nos como em qualquer outro dia do mês!

      Eliminar
  14. Sem odores....espetacular

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Incomparavelmente mais higiénico do que pensos e pensinhos.

      Eliminar
  15. Olá a todas!

    Desde já agradeço a disponibilidade com que todas publicam as suas dicas e opiniões, pois para quem ainda está indecisa como eu, é fantástico, ajuda muito.
    Eu estou praticamente convertida :P estou decidida a experimentar. Só tenho ainda alguns receios e talvez me possam ajudar, visto que tenho procurado info. a este respeito mas nada como opiniões de quem usa.
    OS meus receios centram-se em dois aspectos: o dormir com o copo, pois estamos numa posição horizontal e faz-me alguma confusão, tenho sempre na ideia que vai vazar e encher, que vai andar ali pra cima e pra baixo, se é que me entendem. E a o outro receio prende-se com a natação, pois sou praticante e tenho receio que com a água o vácuo se perca ou sei lá, só dou por mim a imaginar que vou ver o copo a boiar na piscina. Eu sei que é um pensamento parvo e que provavelmente é impossível que tal aconteça. Mas se alguém me puder diminuir estas ansiedades eu agradeço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana.
      Esses receios são perfeitamente normais, também eu tive esses medos antes de experimentar. Quanto à segurança de o copo ficar no sítio, logo na tua primeira utilização vais perceber que ele não se mexe para lado nenhum e sair sem que o retires é impossível. Podes tossir, espirrar, correr e fazer todo o tipo de esforços e ele nem se mexe. No que diz respeito a nadar, já nadei com ele n vezes, nada se passa e a segurança de não haver possibilidade de fugas é um descanso que o s tampões nunca me deram.
      Quanto a dormir... é das maiores sensações de liberdade! Uma vez que não se pode dormir usando tampões, o copo permite por exemplo, dormir sem roupa, coisa que sem ele seria impensável, naqueles dias do mês.
      Vais ver que depois de experimentares, a tua vida muda!

      Eliminar
  16. Também achei que era um máximo, comprei, usei, tudo bem, super confortável, mas... E TIRAR?! NÃO SAÍA! E eu nem tinha cortado a pontinha! O vácuo é muito difícil de tirar, eu bem apertava a base mas às vezes, apertando a base o topo do copo não mexe, e é no topo (a parte mais larga) que está o vácuo... Só se um dos lados do copo desencostar totalmente da parede vaginal é que o copo perde o vácuo e fica mais fácil tirar. E mesmo puxando a "patilha" não tinha força suficiente para tirar o vácuo e fazer com que saísse, até porque a partilha que sobra não é muito grande e não fica com muito espaço para agarrar e puxar...
    Foi mais de um hora de pânico a pensar que tinha de ir ao hospital tirar um copo cheio de sangue do pipi!!! :O Nunca nunca nunca nunca nunca mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes a nossa cabeça prega-nos partidas e cria receios irreais.
      O eliminar do vácuo é simples, mas deve ser apertado o copo na altura certa, se muito na base não der, tem de se subir um pouco até mais perto da abertura do copo. A anatomia e elasticidade do nosso corpo permite que facilmente se alcance a zona correcta, o segredo é mesmo relaxar.

      Eliminar
    2. Comigo aconteceu o mesmo. A primeira vez que tentei retirar, bem tentava puxar a patilha mas não conseguia agarrar a base do copo de forma nenhuma. Já estava a ficar aflita, a pensar que tinha de ir ao hospital (até porque estava no fim das 12 horas...). Enfim, lá consegui, doeu um pouco mas voltei a colocar naquela SEJA O QUE DEUS QUISER. Agora já lhe apanhei o jeito, facilita muito colocar-me de cócoras e fazer força; ao puxar a patilha, a base do copo já é mais fácil de agarrar. Estou a usar pela primeira vez este mês e estou a adorar. É um facto que é muito mais prático e higiénico do que os pensos e tampões, não tem cheiro, é fácil de limpar, confortável. Para terem ideia, corri a Meia-maratona com ele posto, sem qualquer precalço ou desconforto. No primeiro susto, não o recomendaria, mas agora, sem dúvida!

      Eliminar
    3. De facto na primeira vez pode ser um pouco estranho, mas depois de nos habituarmos pensamos "como foi possível, tanto tempo a usar pensos e tampões?" :)

      Eliminar
  17. Olá!ouvi falar deste copo num programa de tv e resolvi investigar mais...nunca fui fã de tampões, não me sinto bem, magoam-se, sinto-me desconfortável..é possível que não o coloque na posição correcta, mas já tentei de várias maneiras e posições! Principalmente no verão é horrível andar com o período. calor, odores e ficar enfiada em casa sem usufruir da piscina/praia...após ler o seu testemunho e os comentários (também em outros blogs) fiquei definitivamente tentada a comprar =) Obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho a sua opinião sobre tampões: sempre os senti durante a utilização e nunca os achei confortáveis, tendo mesmo fugas durante o uso. O copo é totalmente diferente por ser mole, adapta-se ao nosso corpo e à nossa temperatura, portanto ao fim dos 1ºs 5 minutos deixa de se sentir. Agora no Verão então, em termos de higiene, não tem comparação com nenhum outro método!

      Eliminar
  18. ola eu tenho mas confesso que nao consegui utilizar pois fica sempre dobrado, está a intrigar-me nao conseguir coloca lo bem, faço conforme as instruções, o que será q está mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Logo que se introduz, sente-se que abre e fica na forma adequada.
      Poderá estar a fazer alguma coisa mal: estará a introduzir no ângulo adequado? E a dobra que usa, é a mais correcta para si? Espreite este vídeo e mude a dobra que usa. A minha é a "Concha" e fica logo bem colocado!

      https://www.youtube.com/watch?v=ieCuQhr9lTA

      Eliminar
  19. conhecia o produto ( ou similar) há uns dois anos, mas estava muito reticente. A minha menstrução devia ser chamada de inundação||| Todos os meses, com o acréscimo de ser absolutamente irregular e eu nunca saber quando vai acontecer, tenho de andar com roupa extra atrás de mim, pois nem tampões, pensos emormes ou fraldas de incontinência eram suficientes, e às vezes, só entre sair de casa e chegar ao trabalho era suficiente para estar suja. Há uns anos tive de pedir a uma vizinha para me emprestar a máquina de secar porque tinha esgotado o meu stock de calças ( o meu trabalho não é propício para o uso de saias). Depois comprei eu a máquina de secar. Perdi a conta às vezes que sujei o banco do carro, o colchão, mesmo dormindo com protectores e toalhas. Pelo menos 3 ou 4 dias em cada ciclo. Quando marquei as minhas férias, não sabia se iria estar menstruada, mas à medida que a data se aproximava, comecei a ficar preocupada, uma vez que a acampar junto à praia 10 dias. Arrisquei a comprar o copo. Ao 3º dia de férias, verifiquei que tinha de o usar. Comecei por pôr no duche, ao fm do dia. Optei por uma dobra que penso que se chama 7, porque estava complicado. NO entanto, a partir do momento em que consegui, deixei de o sentir. Tirei no dia seguinte de manhã, sem qualquer fuga. Mesmo numa casa de banho de campismo, com água e toalhetes, foi menos complicado. Durante o tempo que usei, apenas um dia tive uma ligeira fuga, por excesso de fluxo, ao fim de umas 9 horas, compreensível dada a quantidade.Fora isso, correu lindamente, embora na hora de tirar, às vezes seja necessária alguma calma. ( mas como farão as senhoras com unhas demasiado grandes ou demasiado pequenas???)
    Posto isto, só tenho pena de não ter comprado há mais tempo. Suponho que os meus dias vão ficar muito mais simples e menos inseguros.Lamentávelmente, não foi solução para o mau feitio que me acompanhou durante os primeiros dois dias...tirando isso, salvou-me as férias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo um produto revolucionário! Também tenho pena de ter usado pensos e pensinhos durante mais de 10 anos! Só o descanso de saber que está tudo controlado, teria feito diferença na minha adolescência! :)

      Eliminar
  20. Respostas
    1. Pode sim, o copo fica colocado quase na entrada vaginal, não tem qualquer "interferência" com o DIU. Se ficar mais descansada, confirme com o seu ginecologista.

      Eliminar
  21. Respostas
    1. Na página da Lunette ou no facebook da Pegada Verde peça a lista de revendedores, Willpower.

      Eliminar
  22. Boa tarde. Tenho uma duvida acerca deste utensilio :)
    Se é suposto ele ficar todo dentro do organismo, na altura de retirar é facil chegar à pontinha para puxar? Falo disto porque nunca tive relações sexuais e portanto faz me alguma confusão conseguir puxá-lo estando ele todo dentro da própria vagina, "escondido". Muito obrigada pela atenção :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No teu lugar falava primeiro com a ginecologista e expunha esta dúvida. Apesar de muito maleável, pode ser preciso chegar até ele no caso de subir mais do que devia no canal vaginal. Não basta tocar na patilha e puxar, tem de se eliminar o vácuo apertando a base do copo.

      Eliminar
  23. Olá!! eu já uso o lunette á dois anos e adoro!! este mes vou de férias e vou estar num hotel e não tenho como ferver o copo antes de usar...não sei como vou fazer...alguem já esteve numa situação assim que me possa aconselhar?!

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim ainda não aconteceu. Também o fervo, mas apenas antes da 1ª utilização de cada período. Sei que a Lunette também vende produtos desinfectantes, por que não falas com eles? Beijinhos

      Eliminar
  24. boa tarde. acho o produto
    fantastico, estou
    tentada a
    experimentar, so tenho um receio, se poder esclarecer, agradecia,
    quando estamos deitadas o liquido vai sair do copo novamente
    para o interior do corpo, sera que isso nao faz mal, o liquido que devia ter saido estar novamente a entrar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz mal nenhum, até porque o fluido não chegou a sair do nosso corpo. Ele fica simplesmente acumulado no copo e, em caso de muita abundância, em parte do canal vaginal, mas sempre sem sair.
      O copo fica alojado quase na entrada do canal vaginal. O fluido menstrual vai saindo do interior do nosso útero e drena para esse canal. Durante a noite, a altura em que passamos mais tempo seguido nessa posição, o copo vai acumulando o fluido. Se eventualmente a quantidade for maior do que a capacidade do copo, simplesmente ficará acumulado no canal, que mede cerca de 10 cm. Ou seja, mesmo usando pensos, o fluido ficaria sempre acumulando durante algum tempo no canal, antes de sair para o exterior. O nosso corpo está preparado para isto, portanto não há qualquer problema.
      Espero ter esclarecido.
      Qualquer questão, podes também mandar por mail, aqui para a casa: casapontocome@gmail.com
      Beijinhos

      Eliminar
  25. Boa tarde. Depois de ver tantos comentários sobre o copo lunette e de fazer as contas sobre quanto ia gastar em pensos optei por comprar o copo lunette. Estou a usar pela primeira vez e adoro. Por acaso não tive nenhuma dificuldade nem a colocar nem a tirar. É perfeito e posso usufruir das férias á vontade. Acabaram-se as comichões e as alergias aos pensos. Prático e eficaz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns, Andreia, há pequenas escolhas que realmente mudam a nossa vida para melhor! :)

      Eliminar
  26. confesso que ouvi falar no copo lunette há pouco tempo. desde aí tenho feito algumas pesquisas, mas ainda fico um pouco na duvida, em comprar. ainda me mete um pouco de confusão o colocar e o retirar... se bem que seria uma boa alternativa para mim, visto que não tenho muito fluxo menstrual, mas não posso estar com o mesmo tampão 12 horas :) vou pensar seriamente no assunto..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era mais ou menos a minha situação: pouco fluxo e nunca me acostumei aos tampões. Às vezes pensava que o ideal seria um tampão que não se sentisse mesmo e que pudesse ser usado 12 horas seguidas e até para dormir... E isto é o que faz o Lunette! :)

      Eliminar
  27. Uso há 2 meses: amo simplesmente!
    Acabaram-se os odores, os coágulos e diminui a dor menstrual, pois não toca no colo do útero como os tampões, o que provoca as contracções uterinas.
    No meu caso tive que cortar totalmente a patilha pois incomodava-me ao sentar.
    Mudava de tampão de 2/2 horas, nos dias de maior fluxo. Agora apenas tenho que esvaziar de 4/5 horas.Uso sempre penso diário porque, quando cheio, pode haver pequena fuga, igual ao tampão.É como me apercebo que é preciso esvaziar. Que conforto poder dormir sem cuecas nesses dias em que já estamos tão desconfortáveis. Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca me habituei aos tampões e também cortei a patilha na totalidade. É um conforto não sentir nada!
      Com o Lunette e uns comprimidos para as dores menstruais, são dias iguais aos outros! :)

      Eliminar
    2. Aqui igual, e que bom que é dormir sem elástico da cueca. :)

      Eliminar
    3. Agora no Verão, é mesmo um alívio! :)

      Eliminar
  28. ola!!! gostaria de saber se a minha filha de 12 anos podera usar o lunete,pois ela começou agora com o periodo e gostaria que ela começasse a usar!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é uma questão a esclarecer com o ginecologista, porque não sei se, em termos de tamanho, poderá haver risco de rompimento do hímen.

      Eliminar
    2. obrigado pelo esclarecimento.

      Eliminar
    3. Se puder, depois partilhe o conselho do ginecologista quanto a estes casos.

      Eliminar
  29. Uso há um ano e meio, e poucas são as pessoas que tem a destreza mental de experimentar.
    Eu também comecei a medo, mas amei, é o meu melhor amigo, de tal maneira que até os meus ciclos mestruais diminuíram em 3 dias.
    Parece que o incomodo do período desapareceu de vez.
    Só vantagens não há sangue por todo lado, podemos ir ao ginásio, esteticista, trabalhar o dia todo sem a cena dos pensos (que me dão a sensação de andar, tipo ciclista).
    Não sei quem teve a ideia, mas merecia um abraço!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um abraço e um obrigada do tamanho do mundo, de facto! :)

      Eliminar
  30. Gostaria apenas de colocar uma questão que certamente para muitas de vocês que já usam o lunette poderá parecer parva, mas não há qualquer possibilidade de ele com os movimentos subir demasiado a ponto de não conseguirmos tocar-lhe e tirá-lo. É que por vezes dou por mim a pensar,.... e se se "perde" ??? :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) É uma boa questão e deve ser uma dúvida comum, obrigada por colocar!
      Basta que saiba que o canal vaginal mede cerca de 8 cm. Mesmo que o Lunette "suba" um pouco, muito facilmente se alcança com os dedos, não corre o risco de desaparecer.

      Eliminar
    2. Se o copo ficar colocado mais acima na vagina, é só colocar-se de cócoras, pois isso encurta o canal vagina e facilmente o "localiza". lol :)

      Eliminar
  31. Olá, tenho uma dúvida :-)
    Já usei o copo menstrual lunette por 3 menstruações e tenho um problema. Nos primeiros dois dias de cada menstruação tenho sempre umas pequenas fugas. Já pensei se não estou a colocar mal o copo, revi a as instruções e não percebo o que estou a fazer mal :-\ Será que estou a colocar o copo mais fundo do que era suposto? Como nunca senti necessidade de cortar a patilha, começo a achar que não estou a colocar bem. Sei que é daquelas dúvidas que é difícil responderem me aqui, mas resolvi tentar xD

    Também fiquei na dúvida se não me enganei no tamanho. Escolhi o tamanho mais pequeno, porque nunca tive filhos e acho que a minha menstruação não é muito abundante.

    Se alguém me puder ajudar agradeço! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que o está a usar por demasiado tempo? Nesses dias o fluxo é muito abundante?
      Um truque pode ser fazer uma lavagem antes e depois da colocação do Lunette, porque as fugas podem ser apenas resíduos que fiquem nas laterais, fora do copo... Espero ter ajudado. :)

      Eliminar
    2. Sim, eu lavo sempre o copo antes de o colocar e depois de o tirar, com o cuidado de desobstruir aqueles pequenos orifícios. E nunca estou mais de 12 horas sem o retirar, limpar e colocar de novo limpo.
      Nos dois primeiros 2 dias a menstruação é um bocado abundante, mas não tive a certeza se era abundante o suficiente para escolher o tamanho maior... Daí escolhi o tamanho + pequeno, agora não sei se fiz bem...
      Para dar uma ideia, nesses dias (quando dantes usava tampões) um tampão de absorção normal durava entre 2 a 4 horas - depois tinha mesmo de o trocar. Nos dias restantes, o fluxo diminui bastante e deixo de ter qualquer fuga.

      O que tenho feito é usar um penso diário nesses primeiros dias, para absorver as pequenas fugas.
      Bem, se escolhi o tamanho errado, não é grave. Vou remediando desta forma :)
      É que mesmo assim, prefiro andar com o copo menstrual e com pensos diários nos primeiros dias, do que voltar às fraldas (pensos :P) ou andar a trocar tampões a cada 4 horas :S

      Obrigada **

      Eliminar
    3. Eu referia-me a uma lavagem, mas não do copo. :) Por exemplo, se aplicado no duche, pode colocá-lo e depois passar o chuveiro na zona púbica, ou então fazer o mesmo no bidé. Para mim tem funcionado, porque também me aconteceu uma ou duas vezes nas primeiras utilizações. Quanto ao tamanho, se não tem filhos deve ser o adequado, o mais pequeno. Também é o que uso.
      Beijinhos, Satomi.

      Eliminar
    4. Ah, ok! :) Vou experimentar isso.

      Muito obrigada! **

      Eliminar
    5. Atenção aos duches vaginais pois estes alteram o ph da vagina e consequentemente a sua flora, o que pode provocar candidíase e afins. Eu também sinto necessidade de, nos primeiros dias, usar um pensinho diário. Acredito que as fugas tenham mesmo a ver com o sangue que está nas paredes da vagina abaixo do copo, porque o que suja o penso é muito pouco. Se o tampão lhe dá apenas para 2/4 horas, acredito que o tamanho 2 seria o mais indicado para si. É o que uso e o meu caso era o mesmo. Espero ter ajudado. :)

      Eliminar
    6. Acho que qualquer dia ainda compro o tamanho 2, só para tirar a dúvida... Desta vez o meu periodo foi mais abundante do que o habitual, as fugas foram maiores.
      Obrigada, ajudou sim :)

      Eliminar
  32. Sirlene Izabel Pacheco2 de novembro de 2013 às 20:18

    Olá,
    Satomi eu uso o meu já faz 2 anos, só que para minha tristeza sempre vaza, e não é porque esta cheio não, vaza praticamente vazio, e uso o tamanho maior, me falaram pra comprar o menor que pode ser que não esteja abrindo direito por eu ter o colo do útero baixo... Já tentei de tudo e sempre vaza estando vazio praticamente, mesmo assim prefiro usar o coletor com absorvente junto o que é terrível pois sou alergica aos absorventes. Vou comprar o outro pra ver se da certo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui a mesma coisa! Já uso há mais de 1 ano mas vaza SEMPRE! Muitas vezes logo a seguir a ter colocado e não é só um pouquinho. Costumo passar o dedo em toda a volta para ter a certeza de que está completamente aberto, por isso não percebo o que estou a fazer de errado. E lá acabo por ter de colocar um tampão, o que me deixa mais segura. Estava a pensar comprar o tamanho 2, que é mais adequado ao meu fluxo mas tenho receio que o problema persista.
      Alguma sugestão?

      Eliminar
    2. Informa te com a marca primeiro. Eu tentei informar me com a minha ginecologista mas ela não tinha conhecimento deste método do copo, daí não me pôde ajudar. Dizem que no nosso caso, quando o colo do útero desce muito, deve se optar pelo tamanho mais pequeno, que é o que tenho e mesmo assim vaza nos primeiros dois dias. É melhor informares te com a marca antes de comprares o segundo ;-) boa sorte!

      Eliminar
  33. Boa tarde,

    Tenho só uma dúvida: Como se sabe que é hora de retirar e esvaziar? Ou espera-se as 12h? Obrigada

    ResponderEliminar
  34. Uma pergunta, a patilha faz-me confusão e eu queria cortá-la, mas tenho medo que ao cortar não consiga tirá-lo depois.
    Depois de cortado é igual ao tirar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tive de cortar na totalidade, porque incomodava. Sem ela retira-se sem qualquer problema, aperta-se a base do copo e puxa-se.

      Eliminar
  35. Bom dia. Tenho uma duvida, tenho 23 anos, nao sou virgem, nao tenho filhos mas tenho o fluxo abundante. Qual será o tamanho mais adequado para mim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que o mais pequeno será o mais indicado, terá de trocar mais vezes devido ao fluxo.

      Eliminar
  36. A patilha fica fora ou dentro da vagina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A patilha fica virada para fora, mas no interior da vagina, daí tantas utilizadoras a cortarem. Eu retirei a patilha por esse motivo.

      Eliminar
  37. Respostas
    1. Sim, basta apertar a base e puxar lentamente. Bem mais fácil do que com o tampão!

      Eliminar
  38. Só hoje vi um copo na farmácia, mas acho que de outra marca, que não a referida.
    As minhas duvidas são : Quem tem DIU, pode usar ?
    Tenho 38 anos, sem filhos, com algum fluxo nos 2 primeiros dias, qual será o meu tamanho, nos tampões era normal a super ( 2, 1º Dias ).
    Desculpem a pergunta, mas não faz impressão para tirar e lavar ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O DIU fica colocado no útero e o copo no canal vaginal, não há interferência entre os dois. Quanto ao tamanho, pode consultar a tabela de tamanhos no site da Lunette mas, sem filhos, deve ser o tamanho 1 o mais indicado. Quanto à "impressão", comparando com retirar um tampão meio seco e rígido ou trocar um penso ensopadinho, é muito mais higiénico e não faz impressão nenhuma.

      Eliminar
  39. Eu utilizo o anel vaginal como contraceptivo. É fácil conjugar estes 2 acessórios femininos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode aconselhar-se com o seu ginecologista, mas o copo não fica colocado tão acima no canal vaginal, pelo que não acredito que haja problema.

      Eliminar
  40. Eu tambem ja estive tentada a comprar mas desisti apos ouvir na tv os contras desse tipo de copo... pode ser uma coisa boa sim mas ja pensaram na quantidade de bacterias que fica no sangue retido dentro do copo durante horas?? 12h?? acho que isso nao vai fazer NADA bem ao organismo!!
    eu assim que ouvi isso desisti, alem do mais se estiverem no shopping e tiverem que o mudar? onde o vão lavar? lol. desculpa se fui do contra mas para mim nao... prefiro tampoes. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Raquel, por colocar estas dúvidas! Assim pode ajudar outras mulheres a ficarem mais esclarecidas sobre o seu corpo e isso é sempre bom.
      Ao contrário do que acontece com os pensos, o sangue não chega a sair do canal vaginal, ou seja, não há bactérias nenhumas nesse sangue, a não ser que tenha já algum problema de saúde ao nível ginecológico. Isto significa que não há riscos, nem há maus odores.
      Comparativamente ao tampão, nem se pode comparar: o tampão é um corpo estranho, fibroso e rígido. É pouco confortável porque não se consegue adaptar ao movimento nem à forma do corpo da mulher, precisamente por ser rígido. Corre sempre o risco do síndroma do choque tóxico e nunca poderá dormir com um tampão nem usá-lo por longos períodos de tempo.
      Em termos de higiene e de segurança, não há nada equivalente. Se é diferente dos outros métodos? Claro, daí causar tantas dúvidas, mas se pensarmos que até há poucos anos as mulheres usavam toalhas para a menstruação e lavavam-nas à mão! :) Os tempos mudam, felizmente e as coisas vão evoluindo.

      Eliminar
    2. o proprio corpo cria as bacterias no sangue estagnado! foi o que ouvi nesse programa onde falavam do copo... ou fui eu que percebi mal o frances ou entao nao sei, mas tenho a certeza que ouvi claramente dizerem isso...
      tambem posso estar errada mas nunca fiando lol eu nunca dormi com o tampao pois nao gosto mas é o metodo que prefiro usar durante o dia ate porque agora o meu fluxo é bem menor que antes e ainda bem ehehe

      Eliminar
    3. Não sei qual o programa, mas posso esclarecer do ponto de vista da fisiologia humana: o nosso corpo não "cria / produz" bactérias, poderá sim ser invadido por elas ou albergar algumas, de forma natural. Se forem inócuas, viverão em equilíbrio connosco (e muitas são até essenciais à nossa saúde) se forem patogénicas, o organismo destrói-as através do sistema imunitário. Enquanto o sangue da menstruação está alojado no canal vaginal, não há nenhum tipo de degradação bacteriana, pode ficar descansada. Se for este o receio que a impeça de experiementar o Lunette, não tem razão de ser; Se de facto se sente bem usando tampão, então não mude. Na minha opinião são dias tão desconfortáveis, que realmente cada uma deve escolher a forma mais confortável de passar por eles! :)

      Eliminar
    4. o programa que vi foi aqui na França lol, mas nao apanhei o programa todo calhei a fazer zapping e parei quando falavam sobre isso que nao era bom e tal. lol quem sabe nao compre o copo e experimente nao sei, por um lado dormir sem aquela fralda era optimo sim mas nao sei se me habituo. nao sei é se o preço aqui na França será mais elevado que em Portugal, quando for à farmacia um dia tento perguntar. =)

      Eliminar
    5. Dormir à vontade naqueles dias é de facto uma das grandes vantagens! E mesmo durante o dia, muitas vezes, desde que esteja sem dores, acontece esquecer-me que estou com o período! Se quiser, posso enviar-lhe de cá: tenho 1 disponível para venda, mande email para casapontocome@gmail.com

      Eliminar
  41. ola. estou usando pela primeira vez hoje é o segundo dia..e c fugas. ja tirei e voltei a colocar e nao fica na posiçao normal ou sejadepois de o largar toco todo a volta e ta meio esmagado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se sente que está "esmagado" é porque tem de ajustar ligeiramente até que ele expanda e fique como quando o vê na mão: direitinho a toda a volta. Assim não há fugas possíveis!

      Eliminar
  42. nao sei se tenho k o empurrar mais... Nao consigo roda.lo k foi o k li k se faz p ver se ele abre todo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao contrário dos tampões, o copo fica mesmo na entrada do canal vaginal, não precisa de empurrar muito. Depois de inserido (pode consultar várias maneiras de facilitar a inserção no site da lunette ou até mesmo procurar vídeos), ele adapta-se naturalmente ao corpo e deve apenas passar levemente um dedo a toda a volta só para confirmar que ele expandiu e ficou bem colocado . Nas primeiras vezes parece estranha a inserção, mas rapidamente se apanha o jeito.

      Eliminar
  43. Olá, comecei a usar o copo menstrual hoje, porém não está a correr muito bem. Como vi em publicações anteriores tb não consigo colocar de forma correta. Já tentei de todas as formas, mas o copo fica "esmagado" e claro tenho fugas, não sei como resolver isto. Não sei se é por ser o primeiro dia mas sinto me muito desconfortável com ele. Não sei se com o tempo passa ou o copo não é mesmo para mim :/. Pode me dar uma sugestão? ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma, Jr, dos testemunhos que costumo receber e da minha própria experiência, as primeiras tentativas não costumam correr logo bem.

      Vou tentar ajudar, por partes:
      - Se diz que fica "esmagado", deduzo que consiga fazer a inserção e perceber que ele não fica na forma original, correcto? Então é só uma questão de ajuste. Claro que se ele fica deformado, ao andar com ele assim, as fugas acontecem e não pode ser confortável.
      - Depois de ser introduzido, deve passar um dedo a toda a volta e perceber se está direitinho ou deformado. deve ajustá--lo até que ele fique na forma original.
      - A melhor maneira, para mim, é introduzir já com a dobra certa: há várias dobras para a introdução e pode ver vídeos das diferentes dobras antes de escolher a mais prática para si. Quando é bem inserido, ele desdobra-se por si mesmo e fica logo perfeito.
      - O copo é perfeitamente adaptável a todas as mulheres, porque anatomicamente somos suficientemente parecidas para que o copo se ajuste. A sensação, passados uns 10 minutos de o ter colocado (e isto para mim é só pela temperatura) é tal e qual como se não tivesse nada, mas para isto tem de ser bem colocado.

      Se precisar de mais conselhos, mande-me um email para casapontocome@gmail.com e tento ajudar. :)

      Eliminar
  44. Olá!
    Hoje é o segundo dia que tenho o copo e gostava que me pudesse ajudar a esclarecer umas dúvidas. Desde já, obrigada :)
    Quando vou à casa de banho, ao limpar-me sinto a haste do copo e mesmo de pé também a sinto. Não magoa nem incomoda muito mas não devia lá estar, pois não? É por isso que algumas mulheres a cortam?
    Outra questão e peço desculpa se for muito invasiva ou "blhec", ainda não precisei mas tenho andado a pensar, se precisar fazer o "nº 2", não haverá hipótese de deslocar o copo ou expulsá-lo?
    Parabéns pelo espaço e obrigada pelos esclarecimentos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais obrigada pela partilha! Assim podemos ajudar-nos umas às outras, mesmo em questões "blhec", que todas temos. :)
      A mim incomodava-me a patilha porque a sentia. Fui investigar se a poderia cortar e como muitas mulheres, cortei-a. Só a partir daí percebi o milagre que é este objecto: não se sente nada, mesmo.
      Quanto à questão "blhec" não há perigo.:D Como se forma uma espécie de vácuo quando o copo fica colocado, não há maneira de sair sozinho. Aliás, se não for apertado na base com os dedos, para desfazer esse vácuo ao remover, percebe-se o quanto que fica bem preso. Eu também tive este receio e também outro semelhante: os espirros! Mas não se passa nada, nem num caso, nem noutro. ;)

      Eliminar
  45. Boa tarde estou mto triste comprei os lunette por ter alergias aos pensos... mas nao consigo coloca lo.. ja tentei várias veze várias dobras várias posições e não consigo. .. estou triste...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, calma. :) Muitas mulheres têm problemas e dúvidas com as primeiras utilizações, mas depois de se apanhar o jeito, não há nada mais limpo e seguro! Veja vídeos sobre as dobras possíveis e pode mandar por email as dúvidas mais concretas, se se sentir mais confortável...

      Eliminar
  46. Desde ja Obrigada pela ajuda... mas ja vi tudo o que é vídeos e experimentei várias dobras... o lunette não escorrega e ja fiquei dolorida de tanto tentar nao serei normal. . Axo q vou desistir. ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não está a conseguir, será melhor deixar passar 1 ou 2 dias antes de voltar a tentar. Pode também ir tentando mesmo fora dos dias do período, só para se acostumar. Já tinha usado tampões, por exemplo? Também tinha dificuldades na inserção? Pode ser uma questão de ângulo de inserção, da posição em que está quando tenta... Pode usar um espelho para ajudar. Mas certamente não tem nada de errado fisiologicamente, é porque ainda não descobriu a melhor forma. Se vir que não consegue, porque não enviar um pedido de ajuda para o site da lunette? Talvez ajude. Mas não se preocupe muito, pode até ser só o nervosismo que atrapalha.. Boa sorte!

      Eliminar
    2. Obrigada pela sua ajuda hj lá tentei novamente molhei um pouco o copo e consegui coloca lo ... obrigada

      Eliminar
    3. Óptimo! E agora é só passar a ter períodos mais agradáveis! :)

      Eliminar
  47. Aqui estou eu novamente depois de alguns meses a usar o cpo menstrual..infelizmente comprei um de outra marca e mais barato mas ao fim de uns 6 meses de uso e era raro a vez q nao tinha fugas ..mesmo verificando k ele tinha ficado aberto e ate parecia que tinha formado o vacuo mas a maioria tinha fugas e o copo vazio ...outras la calhava o copo tar quase cheio e tudo ok mas isso era impossivel de prever por isso era obrigado a usar exterior tb. Primeiro acho k comprei o tamanho errado e segundo o mais barato acho k tem razao de ser ...nao é a mesma coisa. O motivo q me levou a comentar agora é k fartei.me do que comprei e resolvi investir num lunette :-) hoje foi o meu primeiro dia com uma dificuldade em colocar mas la consegui...o dia todo foi uma maravilha nem uma fuga ..à noite la tive q o retirar e ainda tou me a habituar pk o outro era mt.mole e este tem que segurar bem c a dobra senao antes de o inserir todo ja ele desdobrar e a formar o vacuo ( n sei se me tou a explicar bem). Amanha sera o segundo dia ..geralmente de grande fluxo ...vamos ver como corre mas penso k nao terei fugas. Depois de inserir ele fica aberto e com o vacuo bem forte. Com isto tudo quero dizer q as vezes o mais barato sai caro pk i mais barato nunca estaria segura pk as vezes tinha k usar um penso normal como usaca antes mesmo c o copo e o copo vazio e o penso enchia. ...e hoje n tive uma gota fora. O outro custou cerca de 21 e o lunette 29.90. a diferença deve significar alguma coisa. Daqui a uns dias darei noticias mas penso q n me enganarei q fiz uma boa escolha em comprar o lunette . so me arrependo do primeiro copo. (Desculpa o comentario tao longo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário, Sofia! De facto tive a sorte de experimentar logo o lunette e quanto à qualidade não tenho nada a dizer. E pela diferença de preço que mencionou, acho que compensa investir num lunette, de facto. Beijinhos!

      Eliminar