> CASAPONTOCOME: Lasanha desmanchada

Lasanha desmanchada

Lembram-se deste bacalhau com natas rápido e simples? Encontrei pois uma versão simples de lasanha, um prato que adoramos, mas comíamos poucas vezes, por demorar tanto tempo a fazer. Tudo mudou com esta receita: provada e aprovada cá por casa.

Ingredientes (para 2):
Placas de lasanha secas, para cozer (uso 4, por pessoa)
250 g de queijo ricotta
100 g de queijo mozarella ralado
300 g de carne picada
200 g de tomate pelado (meia lata)
2 dentes de alho grandes
1 cebola média
Azeite, alecrim, orégãos, sal e pimenta, qb

Preparação:
Para além de ter um truque que a torna muito simples e rápida de preparar, é menos calórica e mais deliciosa do que a minha receita anterior. Por vezes, acrescento espinafres ou cogumelos ou ambos, ao preparado da carne. Quem fizer questão de adicionar também molho bechamel, esteja à vontade.
Esta é a receita base, simples, mas rica e cremosa.

Num tacho, refogo o alho e a cebola, picados, em azeite. Adiciono a carne picada quando a cebola está transparente, tempero com sal e pimenta. Gosto também de adicionar aqui o alecrim picadinho. Quando a carne estiver alourada, adiciono o tomate, mexo e deixo apurar.
Parto as placas da lasanha em pedaços grandes e levo a cozer em bastante água, temperada com sal e à qual adicionei um fio de azeite (importante, para evitar que as placas colem), durante o tempo indicado na embalagem. Escorro e envolvo TUDO cuidadosamente: as placas partidas e cozidas ao molho de carne e tomate (nada de trabalheiras de camadas e coisas assim...).

Coloco então metade no tabuleiro de ir ao forno, e disponho por cima umas colheradas do queijo ricotta (meia embalagem). Por cima, junto o resto do preparado e cubro com o resto do ricotta em colheradas espalhadas. Polvilho tudo com mozarella e orégãos e vai ao forno para gratinar o queijo. Deliciosa!

2 comentários:

  1. Deliciosa, mesmo! Eu vou fazer! Não tenho em casa placas de lasanha, mas assim que as comprar experimento.

    Bjs

    Isabel Gomes

    http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena experimentar: deliciosa, cremosa e muito leve!

      Eliminar