> CASAPONTOCOME: Quiche / Malha de bacalhau e espinafres

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Quiche / Malha de bacalhau e espinafres

E para estrear o meu rolo corta-massa, foi esta a primeira malha da casa!

Ingredientes
1 embalagem de massa folhada (usei rectangular)
200g de bacalhau demolhado e desfiado
200g de espinafres congelados
2 dentes de alho
1 cebola grande
1 cc farinha
Leite qb
Azeite, noz-moscada, sal e pimenta

Preparação
Refoga-se a cebola e o alho, picados, em azeite. Junta-se o bacalhau, cortado em cubos pequenos, deixando cozinhar, por 5 minutos. Juntar então os espinafres e deixar cozinhar mais 5 minutos. Vai-se deitando um pouco de leite, para manter uma textura cremosa. Rectificar o sal e juntar uma pitada de noz-moscada e de pimenta.
Numa tacinha, desfazer uma colher de chá de farinha num pouco de leite frio e juntar ao preparado, mexendo até engrossar. Este recheio deve ficar cremoso, mas não demasiado líquido. Pode ir equilibrando com um pouco mais de farinha, para engrossar, ou um pouco mais de leite, para diluir.

Corta-se da massa, uma tira larga, ligeiramente mais pequena do que a base, para servir de cobertura, em malha. Passar o rolo corta-massa nesta tira e alargar um pouco os cortes para facilitar a formação de uma rede.


Forrar a forma com a massa (eu mantenho, por baixo, o papel que vem com a massa, para não colar) e cobrir com o recheio, evitando chegar às bordas. Cobrir tudo com a malha e fechar, unindo as extremidades da base, à cobertura, cuidadosamente com os dedos. Coze a 180º C, durante 30 a 40 min, até que a massa fique dourada por cima. 

Agradecimentos ao ajudante principal, disponível na Loja casa.come.

 rolo corta massa

Sem comentários:

Enviar um comentário