> CASAPONTOCOME: Há bruxismo cá em casa!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Há bruxismo cá em casa!


Bruxismo (deve pronunciar-se brucssismo) é o nome que se dá a uma condição que leva a pessoa a ranger os dentes, rítmica e intensamente, durante o dia (bruxismo diurno), ou durante a noite (bruxismo nocturno, ou bruxismo do sono). Afecta cerca de 15% das pessoas e tem o stress como causa principal.
Quanto às consequências, são piores do que se pode imaginar à partida. Muitos dos pacientes, nem chegam a associar os restantes sintomas ao bruxismo e sofrem durante toda a vida, sem perceber porquê. O bruxismo nocturno, o mais grave dos dois, causa dores de cabeça muito frequentes, em que a pessoa acorda já com a dor, que se pode (ou não) ir dissipando durante o dia, apenas para piorar na manhã seguinte. A tensão aplicada durante a noite nos maxilares, afecta directamente a ATM (articulação temporo-mandibular), levando a dores musculares na zona do pescoço e ombros, provocando torcicolos frequentes, sem motivo aparente. A própria dentição é afectada, com um desgaste progressivo dos dentes, acabando por ser o dentista a identificar o problema, em pacientes que dormem sozinhos. Para cúmulo, pelo barulho (quase inacreditável, confesso) que resulta da fricção forte dos dentes durante o sono, o descanso do paciente (e de quem dorme, ou tenta dormir, ao seu lado) é muito prejudicado. Dá a sensação de já se acordar cansado.

Ora, para minha sorte, o Homem-da-casa sofre desta fantástica condição. Podia sofrer do diurno e andar a atenazar os colegas no trabalho, durante o dia, mas não, é mesmo à noite. De início, pensei que era um hábito estranho como outro qualquer, ao qual teria de me habituar. Só há alguns anos é que descobri a gravidade da coisa. Nenhum de nós descansava em condições: o barulho é tão alto, que me acordava várias vezes por noite e todos os outros sintomas eram quase diários. Depois de muita pesquisa, de algumas indicações médicas e de encontrar a solução perfeita e eficaz, é com todo o prazer que a partilho. Sabemos bem o que custa passar por isto e quando descubro soluções simples e fantásticas, quero mais é partilhar com o resto do mundo! E esta tem a vantagem adicional de evitar o ressonar, portanto é como um 2 em 1. A solução chama-se goteira de mio-relaxamento e estará brevemente disponível na Loja casapontocome.
Usando a goteira, os músculos relaxam e são noites descansadas.
Basta seguir as instruções simples, para fazer o molde adaptado à sua boca e dentição, o que requer apenas água quente. Depois de feito, é só colocar ao deitar e retirar ao acordar.
Os resultados são imediatos e a adaptação a dormir com a goteira é rápida: em duas ou três noites, já não faz diferença nenhuma. O mais incrível agora é pensar, como uma coisa tão simples, pode fazer tanta diferença na saúde e no descanso! E outra coisa boa: também evita o ressonar… mesmo!


Mais informações e encomendas, pelo nosso email: casapontocome@gmail.com  

2 comentários:

  1. Bom dia!
    As "goteiras de mio-relaxamento" não chegaram a estar disponíveis?
    Cumptos,
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão sim, Susana! Basta fazer a sua encomenda / pedido de informações pelo email cá de casa! casapontocome@gmail.com

      Eliminar