> CASAPONTOCOME: Trilho das 7 lagoas no Gerês - 7 dicas

Trilho das 7 lagoas no Gerês - 7 dicas


Foi uma experiência memorável para mim, fazer este trilho. Voltei ainda mais apaixonada pelo Gerês e com uma leve sensação de invencibilidade.
Por mais que uma vez tive de parar, vazia de palavras, com um sorriso na cara e quase sem fôlego. Não pelo cansaço, mas pela beleza quase excessiva do local. Parei, olhei em volta e tive a noção plena de ser impossível registar aquela paisagem para além da minha memória. Nunca caberia numa fotografia e nem um vídeo lhe faria justiça.
Para uma pessoa como eu, pouco adepta de actividades físicas, foi uma surpresa o quanto que gostei deste trilho. Estou já a pensar no próximo! 
Chegámos!
Deixo aqui alguma informação que pode ser útil a quem queira passar por esta experiência deliciosa, mesmo que não seja grande desportista. Sim, é possível! 

1- Equipamento essencial
O calçado é o mais importante. Muitas zonas têm terra batida e pedras soltas. A descida para as lagoas também requer algum cuidado e as rochas lisas naquela zona podem ser perigosas, portanto um calçado com boa tracção é o mais importante.
O destino são 7 lagoas paradisíacas, de água cristalina, onde é possível dar um mergulho (ou vários) portanto, em dias que o permitam, o fato de banho é importante.
Em dias de sol é recomendável usar chapéu, mas de resto basta que vista roupa confortável para caminhar.
Água e mantimentos para algumas horas, naturalmente.
Acho também importante levar o telemóvel. Se tudo correr bem, só o vai usar para tirar fotos, mas em caso de emergência, no meio da montanha pode ser a única forma de pedir ajuda.
O trilho está bem sinalizado com marcações PR (pequena rota), não foi necessário recorrer a auxiliares de navegação. 
Mariola
2- Como são os caminhos?
Da minha experiência, os trilhos no Gerês podem ser um pouco selvagens, com vegetação a invadir a passagem e a deixar-nos a pensar “Porque raio não trouxe a catana?” ou então “Porque não vim antes de calças?”.
Não é o caso deste. Os caminhos são abertos e limpos. Vê-se bem por onde temos de ir e há zonas de estradão em terra batida. As partes mais estreitas têm uns 50 cm de largura.
Zona estreita do trilho das 7 Lagoas

3- Sol e sombra
Quase todo o trilho é exposto ao sol. Para peles mais sensíveis o protector é essencial, dependendo da indumentária. Poucas são as sombras ao longo do trajecto, portanto também não recomendo a fazê-lo em dias de muito calor.

4- Medo de alturas?
Em certas zonas, o caminho desenha-se de forma a deixar ver a encosta até lá abaixo. Acontece poucas vezes, mas fica a dica para quem for sensível a estas coisas.

5- Distância total
Começámos na aldeia de Xertelo, onde deixámos o carro. Passámos logo perto do fojo do lobo e seguimos o trilho. No total, são cerca de 12 km a pé: 6 km até às lagoas e faz-se o mesmo caminho para voltar. O trilho não é totalmente plano mas quase. Há zonas de declive, mas nada de muito grave para as pernas.
Fojo do Lobo

6- E as dores?
Relembro que eu não faço exercício regularmente.
Quando fizemos os passadiços do Paiva, andei 3 dias cheia de dores musculares e pensei que agora seria equivalente. Não é. Os desníveis maiores deste trilho não se comparam a subir e descer centenas de degraus. No dia seguinte acordei com algum desconforto muscular, mas no segundo dia estava recuperada.  

7- Quanto tempo demora?
Para fazer tudo com calma, acho que 3 horas para caminhar e 2 horas para estar nas lagoas é mais do que suficiente.
Aconteceu-nos uma coisa espantosa. À ida demorámos cerca de 1h40 a chegar à lagoas. Íamos sem grande pressa e tirámos bastantes fotografias. Quando chegámos, a água fresca fez milagres pelos meus pezinhos e pernas cansadas. Ainda ficámos cerca de 1 hora a descansar e a apanhar sol. Quando decidimos começar o caminho inverso, pensei para mim “Agora é que vai ser. Vamos demorar muito mais, porque já tenho os músculos cansados... “ E, na verdade, fizemos todo o percurso rapidamente, sempre na conversa e sem paragens. Demorámos apenas 1h00! Ainda não sei como aconteceu, mas acredito na magia do Gerês.
Lagoa 1 de 7   :)


Sem comentários:

Enviar um comentário