> CASAPONTOCOME: Kefir - parte I

Kefir - parte I


Há uns anos atrás, estava a trabalhar no Porto e uma das senhoras que trabalhava comigo falou-me de um “cogumelo do leite” que fazia bem “a tudo” e ainda emagrecia. E esta foi a minha introdução ao Kefir.
Entretanto perdemos o contacto e só agora, que tenho mais tempo, andei a pesquisar na internet e voltei a interessar-me por esta maravilha da natureza. A informação disponível é muito vasta e na sua maioria, carregadinha de incorrecções científicas, mas na base, parece-me haver de facto vantagens no consumo desta bebida.
E não, não é um cogumelo, apesar de haver quem lhe chame assim. Os grãos de Kefir de leite consistem numa colónia de microrganismos que vivem em simbiose, isto é, a sua união é vantajosa para os intervenientes. Foram já analisados e identificados cerca de 40 espécies de microrganismos nessas colónias, sendo basicamente fungos e bactérias.
Antes de começarem a gritar com ideia de andar para aí a comer bactérias e fungos, para quem não sabe, TODOS os iogurtes que já comeram na vida foram fabricados com recurso a bactérias, os lactobacilos, e temos inúmeras espécies destes seres vivos a viver em permanência em diferentes partes do nosso organismo. Um pequeno desequilíbrio desta flora e temos uma série de doenças que podem até conduzir à morte, portanto respeitinho pelos nossos pequenos aliados!
Existe Kefir de água e de leite. Para mim só o de leite me cativa, até porque dizem que o sabor é idêntico ao do iogurte.
Uma das coisas bonitas que aparece recorrentemente em todos os artigos é o facto de não se poder vender ou comprar Kefir. Tem de ser doado. Há quem tente esse negócio, mas por um lado é muito mal visto e por outro seria quase impossível o comércio sem que as colónias morressem no processo.
Assim, num dos sites de partilha de Kefir em Portugal, contactei um doador e arranjei os meus primeiros grãos! Em breve poderei doar também, logo que a colónia cresça!
A saga do meu Kefir continua em breve…

4 comentários:

  1. Ola,
    Eu tb estou a procura de Kefir. Ha muitos anos a minha mae tinha uma cultura grande e doava para muitos lados, mas como me fui embora de Portugal, ela deixou e deu a cultura, pk para ela era muito, sozinha. Desde que voltei tentei entrar em contacto com dadores, mas ou e muito longe, ou ainda nao tem, ou nao da jeito... ainda nao perdi a esperanca!! Ainda hoje tentei 15 emails e ate agora... aguardo resposta. O Kefir eh excelente, ate para que quer perde rpeso, para a minha pele ajuda mesmo muito, assim como para as frequentes dores de estomago que tenho, ao longo dos anos. Resumindo, um alimento completo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,inseriram-me num grupono facebook e não sei mt bem ainda o que é o Kefir, mas tenho um familiar que tem eczema atópico,um problema de pele que provoca escamação na pele e até feridas com sangue, aqui refere que o Kefir ajuda muito na sua pele, por acaso sabe me dizer se terá beneficios para este problema também. Obrigada.

      Eliminar
    2. Aqui no blog, tenho dois artigos sobre o kefir onde pode descobrir um pouco mais sobre estes grãos. A minha experiência pessoal diz-me que o kefir tem de facto benefícios, mas a nível digestivo.
      Quanto à sua aplicação em problemas de pele, sei que há quem use o leite kefirado diluído na água do banho de imersão, mas se terá benefícios no caso concreto do eczema, não lhe sei dizer. Fale com o médico que acompanha o seu familiar, é o melhor. As melhoras!

      Eliminar
  2. Eu arranjei através do facebook.
    Há um grupo onde muita gente se disponibiliza a partilhar por regiões do país: chama-se Kefir Portugal - grupo de partilha.
    Se não tiveres facebook, tenta neste site: http://chanasaude.no.sapo.pt/kefir.htm , tem contactos de pessoas que doam kefir em várias zonas.

    ResponderEliminar