> CASAPONTOCOME: Receita de crepes com tudo

Receita de crepes com tudo




E como temos passado muito tempo fora da cozinha, hoje vamos até lá para uma receita super simples e prática: crepes.
Desde pequena que tenho uma predilecção por estas panquecas finas e há pouco tempo lembrei-me porquê. Quando era miúda a minha mãe comprava-me uns livrinhos sobre as aventuras de um ursinho amoroso, o Petzi. Até hoje ainda não conheci ninguém que já tenha sequer ouvido falar desta colecção, mas eu era fã antes mesmo de aprender a ler.
O Petzi passava o tempo quase todo em aventuras no seu navio, o Mary, e quando ía a casa era uma festa e a mãe preparava-lhe… crepes. As imagens eram de fazer crescer água na boca, com geleia a escorrer para fora do crepe… 


Então voltando aos tempos do agora, cá vai a minha receita:
Junta-se no copo da batedeira a mesma quantidade de leite e de farinha, um ovo e uma pitada de sal. Bate-se e… já está! Claro que se quiserem fazer uma quantidade muito grande de crepes poderão adicionar mais um ovo. Eu faço com uma chávena grande de leite e outra de farinha. Para estas porções basta um ovo e dá para 10 a 15 crepes.
A preparação é óptima para dias frios, porque nos obriga a estar no quentinho do fogão por um bocado.
Vai-se forrando uma frigideira pequena com uma gordura qualquer (eu uso óleo e só adiciono mais umas gotas de 3 em 3 crepes, para não ficarem gordurosos). Depois de bem quente, adiciona-se a massa inclinando a frigideira para preencher o fundo. Quando aparecerem bolhinhas na massa tenta-se virar. Depois de alguns, já deve dar para tentar a manobra mais profissional de lançar o crepe e virá-lo no ar.
Mas com cuidado! Mantenha afastados animais de estimação, maridos e crianças nas primeiras tentativas.

E são bons para rechear com… tudo! Queijo, fiambre, compotas, mel… e a minha combinação preferida: manteiga polvilhada com açúcar e canela! Bom apetite!!!

2 comentários: