> CASAPONTOCOME: Aqui e agora

Aqui e agora



Há pessoas que sofrem de uma grave dificuldade em estar quietas. Se param um bocadinho sem fazer nada, só a apreciar o presente, ficam logo agitadas e nervosas. Como se não lhes fosse permitido parar. Como se corressem o risco de serem apanhadas a não fazer nada e isso fosse alguma espécie de pecado.

Para grande satisfação minha, eu NÃO sou uma dessas pessoas. Sempre que me apetece e posso parar, paro sem sentimentos de culpa.
E paro mesmo, não é um daqueles “parar a ver televisão” ou coisa do género. É parar. Olhar à volta e VER, em vez de passar os olhos. SENTIR o ar inspirado e agradecer por ele. SENTIR a temperatura envolvente, OUVIR o vento,  os sons, as vozes, o que quer que seja que nos envolva na altura.  APRECIAR o momento, o agora. Hoje parei um pouco e soube bem. Muito bem. 

Viver em função de um passado, ou de um futuro, deve ser relativizado e reduzido ao mínimo possível. O presente é o momento mais importante, até porque é o único que realmente existe. Devíamos dar-lhe mais valor.

6 comentários:

  1. Vero: só temos o presente, que não tem este nome à toa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de facto um "presente" à nossa mente e espírito, quando conseguimos parar. E não custa nada: é mesmo só parar!

      Eliminar
  2. Eu também gostava de ser assim, parar, pensar e apreciar o que me rodeia. Infelizmente sou daquelas pessoas que não gostam de estar quietas, que têm bichos carpinteiros, como se costuma dizer. Bjs e continue a apreciar a quietude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostava de parar, basta querer. :) Obviamente que é um parar temporário, dura apenas uns momentos, mas esses momentos fazem-nos melhor do que todas as restantes horas dos dias. E renova as energias!
      beijinho :)

      Eliminar
  3. "Escolher o dia. Apreciá-lo ao máximo. O dia como ele vem. As pessoas como elas vêm. O passado, eu acho, me ajudou a apreciar o presente, e eu não quero estragar nada disso por idealizar um futuro."

    Audrey Hepburn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito lindo! Nos últimos meses aprendi mais coisas do que nos últimos anos. A dar valor ao tempo! A ver o que me rodeia e a dar valor apenas ao que tem mesmo valor.

      Aaah, sabe tão bem acordar!

      beijinhos

      Eliminar