> CASAPONTOCOME: Listas

Listas


Desconfio que sofro de uma patologia: sou viciada em listas. Adoro listas e não sei viver sem elas.

Faço listas para tudo: listas de compras; listas de objectivos profissionais; listas de tarefas para o dia, para a semana; no Natal, listas de prendas a comprar, de receitas a fazer; listas de sonhos que quero alcançar; listas de sobremesas que quero experimentar; etc.

Nas listas diárias, se tiver tempo, ainda as organizo por prioridades ou por ordem obrigatória a seguir. Depois, vou riscando à medida que cumpro as tarefas. Esta parte do riscar, normalmente só faço ao fim do dia… Adoro chegar à noite e ver uma lista toooda riscadinha! Sinto que cumpri os meus objectivos. Se ficaram coisas por riscar, transitam para a lista do dia seguinte.

Uma das listas que mais gosto de fazer é a das férias. É a lista de coisas a incluir nas malas, para levar nas férias. Quando fazia campismo, dividia a lista por “divisões”: cozinha, lazer, WC e quarto. Em cada “sub-lista” incluía as coisas que tinha de levar para essa divisão. No “quarto”, por exemplo, incluía: sacos-cama, pijamas, almofadas e por aí fora. Apesar de já não fazer campismo há uns anos, uso o mesmo método para “arrumar” melhor a lista. Funciona bem.

Nestas férias a minha lista foi arrumada assim:

Ÿ Quarto
Ÿ WC
Ÿ Lazer

Felizmente a “cozinha” também foi de férias. Só para espreitarem um bocadinho, o “Lazer” inclui: bikinis e calções-de-marido, protector solar, chapéus, livros, baralho de cartas, máquina fotográfica e carregador, toalhas de praia, bolsa de praia e equipamento de snorkel. É a sub-lista mais pequena das três. 

Às vezes ainda caía no exagero de fazer uma segunda lista: era a “lista das coisas que já pus na mala”, mas deixei-me disso. Agora ponho tudo em cima de uma cama e, na véspera da viagem, transitam para o interior das malas. Em cima da mesa da cozinha fica sempre a “Last minute list”, ou, pronto, a “Lista de última hora”. Normalmente inclui as coisas que só mesmo de manhã podem ir para a mala: telemóvel, escova de dentes, e afins.

E é assim que eu me organizo! Cada maluco com a sua mania…


2 comentários:

  1. Eu também sou apologista de listas. Actualmente e devido à nossa conjuntura económica não abdico da lista de compras. Para as férias, também vou ter que fazer, ainda que as férias vão ser sobre 2 rodas.... vou ter que abdicar de algumas coisas. E também gosto de camisolas às riscas, ehehehe
    Beijinhos e bem-haja à casa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou mesmo viciada em listas, acho que se alguém proibisse o seu uso, teria de fazer listas clandestinas, porque já nem sei organizar-me sem elas! Boas férias e beijinhos!

      Eliminar