> CASAPONTOCOME: Farófias

Farófias

Não conseguiria eleger uma sobremesa preferida, tenho sim uma lista delas! Mas, como alentejana que sou, as farófias ocupam um lugar muito especial na minha lista… 

É como comer nuvens doces com creme, à colherada: com um leve gostinho a limão e o calor da canela. E agora, que descobri as claras em pacote, já não há desculpas!
Ingredientes (4 pessoas)
5 claras
2 gemas
500 ml de leite (usei sem lactose)
1 colher de chá (cdc) de amido de milho (Maizena ou outra marca)
5 colheres de sopa (cdc) de açúcar
Canela para polvilhar
1 casca grande de limão 
Preparação
Bater as claras em castelo. No final, adicionar 2 cds de açúcar e bater um pouco mais, só para incorporar o açúcar.
Num tacho largo, levar ao lume até levantar fervura o leite, com a casca de limão. Reduzir para lume brando e cozer colheradas de claras. Depois de ferverem cerca de 2 min de cada lado, retirar com uma escumadeira e deixar escorrer numa taça. 

Ao leite da cozedura (pode acrescentar-se um pouco mais, se necessário e junta-se também o leite que foi escorrendo das farófias) mantendo o lume muito brando, adiciona-se o açúcar, as gemas batidas e o amido, previamente dissolvido num pouco de leite frio. Vai-se mexendo com as varas, até formar um leite creme espesso e retira-se do lume. Retira-se então a casca de limão e regam-se as farófias com este creme. Depois de arrefecer vai ao frigorífico por 1 hora. Polvilhar com a canela e servir.

4 comentários:

  1. Mas que grande coincidência. Acabei de fazer farófias há cerca de uma hora. E fiz tal e qual. Aliás, é assim que faço sempre. Mas confesso que as tuas têm melhor apresentação. Mas as minhas também estão boas. Muito boas. Até já comi uma tigela delas. Não consegui resistir até arrefecerem completamente.

    Boa semana.

    Isabel Gomes

    http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que coincidência doce! Adoro estas sobremesas de claras... são tão levezinhas! Bom apetite para as farófias aí de casa, Isabel!

      Eliminar
  2. Adoro farófias e estas ficaram com um aspecto deliciosos!
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E para dias quentes são mesmo boas: leves e fresquinhas! Beijinhos :)

      Eliminar