> CASAPONTOCOME: 3 segredos do gengibre

sábado, 3 de dezembro de 2016

3 segredos do gengibre

Só há poucos anos descobri os benefícios desta raiz e agora tenho sempre gengibre no congelador, para cozinhar ou para fazer um chá, que é quase milagroso!

Na cozinha, uso em bolos (como este bolo de gengibre que é delicioso para dias frios) ou nos refogados, por exemplo.

Já o chá, é delicioso: sabe a flores e é levemente picante. Comecei a tomar com uma casca de limão e mel, para aliviar sintomas de gripe ou constipação e reparei que aliviava realmente as dores de cabeça e aquele mal-estar. Depois de alguma investigação, comecei a tomar também para as dores menstruais e não é que resulta mesmo? Em vez de tomar aqueles comprimidos anti-inflamatórios que dão cabo do estômago e sabe-se lá do que mais, duas chávenas deste chá por dia e o efeito é o mesmo!

O gengibre tem 3 efeitos surpreendentes:

1- Ajuda a emagrecer
Por ser um alimento termogénico, aumenta o metabolismo, portanto pode ser um bom ajudante (aliado a outros cuidados, naturalmente).

2- É digestivo
Depois de uma refeição mais pesada, uma chávena de chá de gengibre, alivia aquela sensação de inchaço e enfartamento.

3- Tem acção anti-inflamatória
Tomo para estados gripais, dores de cabeça moderadas e dores menstruais. Como detesto tomar comprimidos, esta alternativa natural é perfeita.

Como fazer o chá
Fervo o gengibre fresco em água durante 2 / 3 minutos, deixo repousar mais 2 minutos e já está. A quantidade que uso, para uma chávena grande é a equivalente a uma ou duas rodelas de gengibre, do tamanho de uma moeda de 1€, mais ou menos. Gosto de adoçar com mel.

Como conservar o gengibre sem secar nem perder propriedades

Compro a raiz (escolhendo um pedaço que tenha poucos fios expostos do interior), lavo e descasco com uma colher, raspando só mesmo para tirar a maior parte da pele. Depois corto em pedaços mais pequenos e congelo. Sempre que preciso, é fácil de cortar mesmo sem descongelar e dura meses.  😊

2 comentários:

Procurar, aqui na casa