> CASAPONTOCOME: Receita de bolo de chocolate nêga maluca

Receita de bolo de chocolate nêga maluca

Com o Homem da casa a fazer anos por estes dias, o bolo de aniversário tinha de ser especial. O chocolate era quase obrigatório, porque ele adora e veio-me à memória um bolo que costumava fazer há anos e era incrivelmente fofo. Era uma receita brasileira e tinha um nome curioso... Entretanto lembrei-me: nêga maluca!
Depois de algumas pesquisas, encontrei-a e é ainda melhor do que eu me lembrava! Não há bolo de chocolate que fique mais fofo (e levemente húmido) do que este!  


Ingredientes
Ovos: 3
Açúcar: 1 chávena e meia
Farinha sem fermento: 2 chávenas
Chocolate em pó: 1 chávena
Óleo: meia chávena
Sal: 1 pitada
Água quente: 1 chávena
Fermento: 1 colher de sopa

Preparação
Bater os ovos inteiros com o açúcar. Incorporar a farinha, o sal e o chocolate. Juntar o óleo e a água quente (uso morna, não muito quente). Por fim envolver o fermento, dissolvido num pouco de água, para evitar caroços.
Cozer em forma untada a 180ºC, por cerca de 40 minutos. Faço sempre o teste do palito, mas nunca antes dos 30 minutos, senão o bolo pode colapsar.
As chávenas são de chá. Quando quero um bolo um pouco maior, uso mais um ovo e meço com uma chávena maior.

Para uma cobertura simples de chocolate, basta derreter no microondas uma tablete de chocolate de culinária de 200 g com 100 ml de natas. Mexer até ficar uniforme e brilhante e cobrir o bolo.
Neste da foto, polvilhei depois com um pouco de chocolate granulado.

Sucesso garantido com este bolo! 

Sem comentários:

Enviar um comentário