> CASAPONTOCOME: dezembro 2013

Balanços de fim de ano



2013 - Um ano surpreendente. Grandes mudanças de rumo, grandes decisões e muitas aprendizagens. A maior, aquela que me levou mais tempo a compreender verdadeiramente: ser feliz, mesmo sem saber o que vem a seguir. E ser feliz MESMO, não basta sorrir e dizer que sim, tem de se sentir por dentro. Logo depois, o futuro revela-se à frente dos nossos olhos, e uma sucessão rápida de coisas boas e há muito esperadas, cai-nos no colo.
E acreditar que tudo se resolve.
E não sofrer por antecipação, abolir a tal pré-ocupação da mente com problemas que, na maioria dos casos, nem chegam a acontecer.
E estar lá, atenta e alerta, para apreciar os bons momentos sempre que eles surjam.
E agradecer.

2014? Podes vir, estou ansiosa para ver o que aí vem!

Coisas da casa 2013 - parte 3


Este ano encontrei e experimentei muitos produtos interessantes para ajudar a manter o bom aspecto, mesmo em dias menos fáceis. E desde que passei a barreira dos 30, os dias menos fáceis para a nossa beleza aumentaram ligeiramente… é a vida!

Há dias em que o meu cabelo simplesmente parece amuado e sem vida. Encontrei este pequeno milagre que tem um cheirinho a laranja… Não pesa no cabelo, nem o deixa oleoso, só fica perfumado, muito solto e brilhante.

Para dias de festa, este eyeliner e um pincel fininho fazem maravilhas! Simples de usar e dura horas e horas.

Para retirar estas coisas da cara, especialmente dos olhos, que têm uma sensibilidade maior, descobri que a solução está na nossa cozinha! O desmaquilhante caseiro que leva DOIS ingredientes que toda a gente tem em casa. Esta ideia quase que merece prémio, de tão simples e eficaz!

Coisas da casa 2013 - parte 2


Mais uma vez espreitando alguns recantos da casa deste ano que agora termina, encontrei:

Um bolo que é a cara do Natal, cheio de neve e de sabor.

Estas peras, que rematam deliciosamente um jantar de Inverno.

Esta sobremesa, onde a canela e a maçã dão as mãos.


E para tratar bem a nossa pele, este sabonete fresco para o rosto, um bom hidratante e depois, porque não dar aquele toquezinho, com ESTE PINCEL e ESTA BASE?

Com votos de um bom Natal! 

Cabelos em festa


Para as ocasiões especiais que se aproximam, podemos fazer um penteado diferente e bonito, sem sair de casa e sem perder horas no cabeleireiro. Fica a sugestão da ruiva preferida cá de casa:



Coisas da casa 2013 - parte 1


Com o ano a chegar ao fim, sabe bem olhar para trás. Não para ficar no passado, mas para ver e perceber tudo o que aprendemos, crescemos e evoluímos nos últimos 12 meses.

Por cá, aquecemos as noites frias com esta sopa alentejana deliciosa, que me faz sempre recordar as minhas origens.

Reunimos muitas vezes nós os 3, à volta desta receita romântica e deliciosa, com um bom vinho tinto.

Para reciclar restos de perú, depois do Natal, ou em qualquer outra altura, estes crepes de perú com espinafres, são um sucesso garantido.                                                          

No saudoso Verão tudo estava prestes a mudar, sem que soubéssemos e aproveitámos cada dia neste mar azul-turquesa


E sempre que apetece reunir amigos, família (ou só tu e eu) com uma receita de forno perfumada e deliciosa: alho e alecrim

Rabanadas à casa

As minhas rabanadas: pouco oleosas e fofinhas. São quase, quase light…


Ingredientes - rabanadas
8 fatias grossas de pão de cacete
2 ovos
Leite qb
Açúcar qb
Casca de limão
Óleo para fritar

Ingredientes - calda
Açúcar (5 colheres de sopa)
1 pau de canela
Casca de limão
Água qb

Preparação – rabanadas
Bato os ovos num prato e reservo.
Num tacho largo, coloco um pouco de leite (uso sem lactose), a casca de limão e duas colheres de sopa de açúcar. Quando aquecer, disponho umas 3 fatias de pão no fundo e vou virando, até ficarem bem ensopadas. Com uma escumadeira, retiro uma fatia e esmago com um garfo, de forma a deixar escorrer o excesso de leite. Nesta altura envolvo no ovo, escorro e levo a fritar em óleo quente. Secam em papel absorvente. Repete-se o procedimento com todas as fatias, acrescentado leite e açúcar se necessário.

Preparação - calda
Enquanto as rabanadas secam, depois de fritas, sobre o papel absorvente, preparo a calda.
Num tachinho junto o açúcar, o pau de canela e a casca de limão. Adiciono água, sem cobrir totalmente o açúcar e ferve durante uns 3-4 minutos.      
Depois de fritas, disponho as rabanadas numa taça e rego com a calda. Ficam boas acabadinhas de fazer, mas no dia seguinte sabem ainda melhor!

Luz

Sou feliz com pequenas coisas, é um facto que me orgulha. Sempre adorei velas e gosto de ter algumas, acesas pela casa: adoro o ambiente que criam. Tenho vários suportes, lanternas, copinhos… Velas de vários formatos e tamanhos, coloridas, perfumadas e logicamente, uso-as com cuidado. Esta recente aquisição tem feito companhia aos nossos serões.
Tudo parece mais quentinho, mais suave e mais bonito, à luz trémula de uma vela.

Felicidade morna e instantânea.  



The wonder

Nesta altura do ano, com todos os brilhos, as luzes, os tons dourados… É impossível não andar maravilhada com tanta beleza. O mundo enfeita-se mais, porque os tempos são de festa. E por muito que nos tentem forçar a olhar para o lado cinzento das coisas… não, obrigada. A vida tem demasiadas coisas belas, para que eu perca tempo com esse lado. E esta música diz tudo.  


Chili à moda da Casa

Nos dias apressados, faço simplesmente com carne picada e feijão, mas ontem, foi um dia mais lento, portanto, em vez de chili com carne, saiu um chili à moda da casa…
 
 Ingredientes:
1 lata grande de feijão manteiga
300g de carne picada
chouriços e bacon, qb
1 cebola média
3 dentes de alho
Gengibre, azeite, sal, salsa e malagueta (a gosto)

Preparação
Refogam-se os alhos, a cebola e o gengibre, picadinhos, no azeite. Junta-se a malagueta, também picada. Quando a cebola estiver transparente, adicionam-se os chouriços e o bacon, aos cubos e por fim a carne picada. Depois de fritar um pouco, junta-se um pouco de água e o feijão, escorrido.
Acrescenta-se um pouco mais de água, rectifica-se o sal e cozinha, em lume brando, até que o molho fique espesso, por uns 20 minutos. Antes de servir, polvilha-se com a salsa, picada.   


Por cá, serve-se com arroz branco, soltinho e umas tostas, cobertas de molho. Sabe muito bem neste tempo frio. 

Natal em 3... 2... 1...

E foi rápido: o Natal chegou à casa em menos de duas horas. Montei a árvore, esperei pelo regresso do Homem da casa, ao fim do dia, e atirámo-nos às decorações. Gosto desta nossa tradição, de decorar tudo juntos, de equilibrar as cores dos enfeites, na árvore. De posicionar as luzinhas cuidadosamente… Em menos de nada, o brilho do Natal invadiu a casa!   



Natal à espreita

Houve um certo fim-de-semana em que era Verão… Praia, sol, o mar do Minho… Depois veio a chuva e uns dias de frio. E agora, de repente, já temos o Natal a espreitar por todo o lado? Terei hibernado? 

Pedaços de Outono 2



Aproveitando enquanto a chuva não chega, as tardes douradas continuam. E o sol brinca às escondidas por entre as árvores. E voltamos a ser crianças, ao passar por uma irresistível montanha de folhas secas. E o calor do chá, da lareira e da família fazem esquecer o ar frio que ficou lá fora.