> CASAPONTOCOME: Alerta: fios, fitas, linhas e gatos

Alerta: fios, fitas, linhas e gatos

Tenho de alertar outros donos de gatos para algo que eu desconhecia totalmente. É daquelas coisas que parecem inofensivas e, afinal, até podem matar o animal e que todos os donos de gatinhos deviam saber. Se eu tivesse conhecimento do que vou passar a explicar, tinha evitado passar 2 dias de preocupação permanente, como acabei de passar…
O nosso Matias (o gato mais fofinho do mundo, claro, ou não fosse o nosso) adora brincar com fios e fitas. Sempre vi outros gatos a fazerem o mesmo, portanto, achei que fosse um hábito felino normal e sem qualquer perigo.
Anteontem, o Sr. Matias estava na cozinha comigo, a brincar com uma fitinha vermelha de tecido. Eu estava a fazer o almoço e ouvi atrás de mim um barulho estranho, olhei e ele estava a morder a fita. Ok, brincadeiras de gato, não liguei. Voltei a virar-me para o fogão e poucos minutos depois, olho para ele e vejo uma pontinha da fita já a desaparecer para dentro da boca. Assustei-me, claro, até porque nunca me tinha apercebido que ele comesse nada que não fosse comida, mas já não podia fazer nada. A fita tinha uns 30 cm e era fina, talvez com 0.5 cm de largura. Ligo para a veterinária, à espera de ouvir qualquer coisa como “Deixe lá isso, não é nada de especial” e ela fala-me em cirurgia e muitos riscos e eu entrei em pânico, claro. Depois de investigar um bocado, percebi que os gatos podem engolir estas coisas, designados por “corpos estranhos lineares” que podem depois obstruir o sistema digestivo, o que pode ser mesmo grave, ou simplesmente passar e sair, pelo vómito, ou nas fezes.

Decidimos deixar a natureza actuar e ver se a fita saía sozinha, por uma extremidade ou por outra. Por recomendação veterinária, demos-lhe aquele gel das bolas de pelo, para hidratar o sistema digestivo e facilitar o processo. Ficámos em modo alerta-gato, porque, ao mínimo sinal estranho (vómitos, apatia, deixar de comer ou de ir à areia) teria de seguir para cirurgia. Pois, foram 2 dias horríveis: cada visita à areia era uma festa... seguida de inspecção (sim, é isso mesmo, cada “presente” teve de ser analisado, em busca de sinais da fita) até que, hoje de manhã, totalmente inteira e dobradinha dentro de um cocó, a desgraçada da fita vermelha lá saiu, passadas quase 48 horas. Isto foi mesmo o melhor do melhor que poderia ter acontecido. Nestes dias (que me pareceram semanas) li relatos de gatinhos que ficaram com pedaços de fio ou fita pendurados do rabito, porque não saíram de uma só vez. Nestes casos, NUNCA se deve puxar (poderia ferir internamente o intestino do bichano), mas sim cortar e esperar pela próxima ida à areia. Falem sempre com o veterinário mas, acima de tudo, cuidado com fios, fitas de embrulho ou de tecido, atacadores, linhas e afins. Eu e o Matias deixamos o alerta!  

11 comentários:

  1. e vocêsvocês deixaramdeixaram eleele comercomer é beber normalmente durante esse período?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Drigs! Sim a veterinária explicou que ele comer, beber e brincar normalmente seriam sinais de que estava tudo bem. Assim que algo mudasse deveríamos levar no vet imediatamente. Felizmente correu tudo bem! :)

      Eliminar
  2. Queria saber se o gato engole k berlinde o k vai acontecer? Consegue fezes ou vómito por 48h? obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve entrar em contacto com um médico veterinário para averiguar o melhor a fazer.

      Eliminar
  3. Teve uma vez que uma gata minha estava com uma linha de 1 metro na boca , graças à Deus conseguimos tirar da boca dela , só que dessa vez ela engoliu uma fitinha rosa de uns 8 centímetros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma fitinha com 8 cm não deve ter problema. Os gatos e as suas manias de engolir coisas estranhas... :)

      Eliminar
  4. minha gatinha quase morreu esses dias e teve que passar por cirurgia, abrir o intestino e tirar as linhas...salvou-se por um milagre! realmente o veterinário informou que é um perigo e foi sorte se salvar

    ResponderEliminar
  5. Meu gato acabou de engolir um pedaço de fitilho de ceda que estava com um ou 2 nós, porque era onde amarrei o ratinho de brinquedo, mas a peste tiro o rato, roeu a fita e quando vi o pedacinho que faltava descer guoela a baixo , ele não deixou tirar e fechou a boca, peguei novamente e era tarde demais, to preocupada pois tinha nó

    ResponderEliminar
  6. O meu está passando por uma cirurgia agora devido a isso.

    ResponderEliminar
  7. Meu Frederico 🐈 de 9 meses engoliu ontem uma fita rosa de uns 25 cm,estou observando as fezes,caso não saia, veterinária falou que tem que fazer exame!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sorte para o Frederico! Pode ser que elimine a fita pela via natural... ;)

      Eliminar