> CASAPONTOCOME: fevereiro 2013

Receita de ervilhas com ovos escalfados


 Faço imensas vezes! É prático, saudável e delicioso. Dá para fazer na véspera e deixar só os ovos para escalfar antes de servir.

Ingredientes:
2 ovos
400 g de ervilhas congeladas
1 cenoura
1 cebola média
2 dentes de alho
200 g de carne
azeite qb
sal qb
pimenta qb

Preparação:
Refogam-se, a cebola e o alho, picadinhos, num fio de azeite. Junta-se a carne. Por cá, uso cubinhos de bacon, rodelas de chouriço ou carne picada. Deixa-se fritar um pouco, mexendo.
Juntam-se depois as ervilhas, sem descongelar, e a cenoura, em cubos. Adiciona-se um pouco de água e o sal. Reduz-se o lume e deixa-se cozinhar assim, durante uns 15 minutos.
Abrem-se os ovos inteiros, para duas covinhas, abertas no meio das ervilhas, polvilham-se as gemas com sal fino e pimenta moída e tapa-se o tacho. Depois de cozinhados os ovos, está pronto.
Pode ser servido assim simples, ou com um acompanhamento, como arroz branco ou uma salada.

Bolo de limão com creme


 O bolo…
4 ovos
1 chávena de açúcar
1 + ½ chávena de farinha
½ chávena de óleo
½ chávena de leite
raspa de meio limão

O creme…
1 lata de leite condensado
sumo de 1 limão
raspa de meio limão (para decorar)
 O método…
Usei como medida uma chávena grande e foi assim:
Bati os ovos inteiros com o açúcar. Fui juntando o óleo, o leite e por fim a farinha, batendo bem. Por fim a raspa de limão e vai a cozer em forma untada e enfarinhada por cerca de 30 min. a 175ºC.

(Esta base, sem a raspa de limão, é um bolo simples e fofo que pode levar a cobertura que se queira)
Bater numa taça o leite condensado com o sumo de limão e usar como cobertura e/ou recheio. No fim, polvilhar com raspa de limão para decorar e aromatizar ainda mais.

Um bolo guloso e cremoso.

Morangos com vinho do Porto


 
Coisas simples.
Morangos lavados e partidos. Açúcar e umas gotas de vinho do Porto. Aguardar e comer.
Começar a ver morangos, já com cor de morango, pelas montras das frutarias, é uma promessa de Primavera em dias frios, cinzentos e chuvosos como o de hoje.
Já falta pouco. A Primavera está a chegar.

Receita de massa Alfredo à casa



Há uns bons anos atrás, o Homem da casa cozinhava para mim esta receita deliciosa e eu derretia-me, como o queijo. A vida de estudante deixou saudades, mas de vez em quando matamo-las… com esta massa.
Faz-se e come-se em três tempos:
Cozer a massa al dente.
Cortar em pedacinhos 100g de fiambre e 100g de queijo.
Escorrer a massa e juntar-lhe um pacote de natas (200ml), o queijo, o fiambre e uma lata pequena de cogumelos laminados (a das fotos não levou cogumelos).
Envolver tudo muito bem, deixar o queijo derreter um pouco e servir imediatamente. Polvilhar com oregãos ou tomilho.
Esta é a versão estudante, deliciosamente simples.
Para um upgrade, trocar o queijo fatiado por queijo da ilha em lascas e substituir o fiambre por presunto desfiado (usado em frio, já na altura de empratar, para manter o sabor). Os cogumelos podem também ser frescos e previamente salteados.
Ambas cremosas e deliciosas, mas a primeira traz-nos as melhores recordações.

Passeios de Inverno


 Este Sábado esteve sol, logo, ficámos todo o dia em casa. No Domingo, aproveitando a chuva, lá decidimos dar um passeio. Somos estranhos, é um facto.
Rumámos a um sítio amoroso, o Chalé do Park, em Vizela. Um espaço delicioso, bem decorado e com uma lareira central que nos pisca o olho, logo à entrada. O Chalé, rodeado de natureza, no Parque das Termas, tem como vizinho do lado o rio Vizela, que, com tanta chuva, corre bem largo, por esta altura.
Entre uma enorme variedade de infusões, lá consegui eleger uma, ideal para um diazinho feio e cinzento: a de canela. E assim passámos um bom bocado, entre chávenas com aromas de canela, ao lado da fabulosa lareira, a ouvir a lenha a crepitar, fomos ficando mais quentinhos.
Vamos voltar em breve, sem dúvida: um bom destino para tardes frias de Inverno. 

I'm a Molko girl

Hoje decidi dar-vos música.
Sou tão fã destes senhores, há tanto tempo! O vocalista fascina-me, adoro a voz, o estilo, o carisma, as letras. O facto de uma mesma banda conseguir músicas tão variadas, que se adaptam a cada estado de espírito.
Simplesmente adoro! E não são muitas as bandas que me ouvem dizer isto… São uns sortudos. J




Love is all...


O amor é tudo. É mesmo. Todos os amores. O amor de filhos, de pais, de avós, de netos, de amigos, pelos nossos animais e aquele amor. O amor vermelho, de veludo. Esse amor tem de ser escolhido a cada dia. Tem de ser posto à frente de tudo o que seja menos digno do que ele. Tem de ser assente em coisas boas, como a amizade e o respeito, só assim consegue crescer. Amores sem uma boa base apodrecem pela raiz.
Assim sendo, amanhã não será um dia especial cá em casa. Vai ser um dia igual a todos os outros: recheado de amor, carinho, amizade e respeito, como um bom amor deve ser.

Ementa para jantar romântico


Para aqueles que sabem que o dia dos namorados é quando nós quisermos, esta ementa funciona para o próximo dia 14 de Fevereiro, e todos os restantes dias em que nos apetecer… namorar.

Para entrada, a sugestão passa por uma Pasta de S Valentim, com tostinhas (também conhecida por pasta de delícias do mar com maionese), ou um Salmão amoroso, em cama de rúcula.

O prato principal, por mim, seria um delicioso Derretido a dois, porque demora a comer e sabe bem com um copo de vinho tinto. Para quem prefere algo mais consistente, que tal um Segredo apaixonado?

Para rematar, algumas sugestões doces:

Nuvem de amor, em colheradas – Um doce de colher, ideal para comer a dois;
Suspiros doces, à fatia – uma tarte leve e cremosa.

Verniz “hologram nail lacquer” da Kiko


Comprei este verniz há meses e sempre achei que tinha cor de sereia. Usei bastante no Verão passado e hoje pensei: “Ora, até vem aí o Carnaval e tudo, vamos lá animar as unhinhas!”
Esta cor é a nº 352, mas há outros tons com o mesmo efeito. Só acho que precisa de umas 3 camadas para se conseguir uma boa cobertura, mas de resto estou satisfeita: espalha bem e adoro o efeito final. 

Inversão de marcha


Há alturas na vida em que tomamos a decisão de mudar. Mudar de trajectória, de objectivos, de planos profissionais. Tem de ser. Quando percebemos que o caminho que achávamos que seria o nosso, afinal, está entupido, engarrafado e não nos pode dar o que queremos e merecemos.
Durante meses, ponderamos, observamos as circunstâncias, avaliamos as nossas capacidades e competências. Depois reorientamos a rota, reunimos novas energias e seguimos em frente, mas noutro sentido, que só pode ser melhor do que o primeiro.
E hoje é o primeiro dia. Face à incerteza e ao nervoso miudinho… sorrio. E faço figas para estar a seguir no trilho certo, desta vez.

Grelos salteados


Este fim de semana comprei grelos na frutaria. A menina avisou-me que já não estavam muito verdes, portanto fazia-me “2 molhinhos pelo preço de 1”. Dirijo-me às caixas onde estavam "os molhinhos" e eis que cada um, verde e frondoso, a fazer inveja aos enfezados que povoam os supermercados, é coisa para pesar 3 Kg! Logicamente só comprei um e mesmo assim não sei se volto a comprar grelos nesta encarnação: congelei alguns crus, outros já cozidos e comi muitos.

Esta é a maneira como gostamos mais de os comer, salteadinhos com alho:

No wok pico um ou dois dentes de alho, rego com um bom azeite e deixo estalar. Adiciono-se os grelos cozidos e vou envolvendo. Rectifico o sal e já está: o acompanhamento ideal! 

Aplicações alternativas do hidratante labial


Como já mencionei aqui, sou viciada em hidratantes labiais. Tenho vários e de vez em quando experimento novas marcas, o que nem sempre corre bem: há uns tempos comprei um, sem cor, com um cheirinho agradável e até tinha SPF de 20. O pior foi quando o comecei a usar… passados poucos minutos de aplicar começava a sentir um sabor amargo na boca e tinha de tirar. Guardei-o porque sabia que lhe havia de arranjar  aplicações alternativas e arranjei!

- Hidratar cutículas Aqui já falei de um truque infalível, mas este não lhe fica atrás. Para hidratar as cutículas das mãos e dos pés, basta aplicar o baton nas zonas, limpas, e massajar ligeiramente – o efeito é automático e duradouro!

- Disfarçar riscos de móveis e soalho Desde que sejam mesmo de madeira (e não daqueles “a imitar”) funciona lindamente! Passa-se com o baton em cima do risco e espalha-se com os dedos. Passados uns minutos passa-se um pano seco e já está: brilhante e o risco desapareceu.

- Hidratar zonas específicas do corpo Quem é que nunca ficou com nariz de palhaço depois de uma boa constipação ou gripe? O andar sempre a assoar, acaba por lesar a pele do nariz e isso deixa todo um conjunto de pelezinhas levantadas e secas que não favorecem ninguém. Antes de deitar, passando o baton generosamente nessas zonas ocorre um quase-milagre: de manhã a pele está lisa e macia.

- Dar brilho e hidratar madeiras E aqueles objectos de madeira trabalhada que usamos para decorar? Caixinhas, estatuetas, etc. Com um bocadinho do baton e um paninho seco, ficam brilhantes e hidratados, como novos!
Antes

Durante a aplicação

 Resultado
Portanto antes de deitar fora um baton hidratante como este, é melhor pensar duas vezes!