E eis que está de volta o kefir cá de casa!
Há cerca de 2 meses que decidi dar umas férias aos meus grãos e a mim. Andava-me a custar coar, trocar e beber o leite kefirado todos os dias com o frio do Inverno… Pensei que quando viesse o calor me iria saber muito melhor beber um leitinho kefirado fresco, batido com frutas, ou mesmo só adoçado com mel. E acho que fiz bem!
Não segui à risca certas dicas que li na net sobre o congelamento dos grãos. Os únicos cuidados que tive foram: lavar bem com água engarrafada, escorrer o excesso de água, secar bem com papel absorvente e pronto! Coloquei os grãos em frasquinhos tapados e congelei.
Estiveram assim cerca de 2 meses e meio e agora voltaram à vida! Claro que na primeira utilização demoraram 48h, em vez das 24h do costume, a deixar o leite espesso, como eu gosto, mas de resto, tudo normal. Aconselho quem fizer o mesmo a analisar bem o estado dos grãos em todas as fases: cor e cheiro principalmente.
E para festejar a sobrevivência dos meus grãos fiz hoje um mini-batido com o leite kefirado, um morango e uma colherinha de açúcar! Pessoalmente a textura do leite faz-me um bocado de impressão, portanto bato sempre o leite coado antes de beber, para homogeneizar.
Pelo que vejo, estes grãozinhos são bem mais resistentes do que eu pensava!
Sem comentários:
Enviar um comentário