> CASAPONTOCOME: Ser feliz agora

Ser feliz agora

Por incrível que isto possa parecer (a mim mesma e a todas as pessoas que me conhecem minimamente) eu já fui uma pessoa pessimista. Achava que tinha pouca sorte na vida, era excessivamente desconfiada de tudo, de todos e estava sempre preparada para o pior. Depois, houve um ponto de viragem e, aos poucos, mudei tudo neste campo: dei a mim mesma o poder de decidir. Fui testando certas teorias, mudando alguns hábitos e criando outros... e consegui! Hoje, e desde há muitos anos, sou uma pessoa feliz e positiva e descobri como me manter assim.

Uma das coisas que mudei foi a urgência da felicidade, coisa que eu teimava em deixar para depois.
Por exemplo, sempre tive na sala uma mesa de refeições, mas costumava reservá-la para ocasiões especiais (como o Natal,  aniversários, ou para quando tinha visitas). As nossas refeições a dois, no dia-a-dia, eram feitas na cozinha.
Tenho um serviço de pratos da Vista Alegre que adoro, e outro, mais básico e de pior qualidade: pois era sempre este o que usava para as nossas refeições. Guardava o bom para as visitas ou para dias de festa.
Isto pode parecer pequeno, mas foi um dos passos que começaram a fazer a diferença a caminho da felicidade. Hoje jantamos juntos, na sala, nas melhores cadeiras da casa, com os melhores pratos e quase sempre com umas velinhas acesas. Como se fosse uma celebração, porque o é.
Dar valor a todos os momentos, principalmente aos mais banais e dar valor a mim mesma. Forçar a mente a reparar naquele pôr do sol, no riso alegre daquela criança, na flor que nasceu teimosa no meio das pedras de um muro.
Fui mudando uma coisa de cada vez e hoje a minha vida e a maneira como a vejo é totalmente diferente. O lema é ser feliz e viver no agora. Até provas em contrário, esta é a única vida que temos. Mais vale ser feliz hoje, porque amanhã, quem sabe?

4 comentários:

  1. "Como se fosse uma celebração, porque o é" Que lindo! E é mesmo isso: celebrar as pequenas coisas. Um grande beijinho e obrigada por este texto inspirador. Madalena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu, pela visita. :) O que faço para ser feliz não é fechar os olhos ao que é mau, é só olhar para isso de uma outra maneira. Com alguma prática torna-se um hábito. Beijinhos, Madalena.

      Eliminar
  2. É como vivo! Cada vez faço mais para que seja assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Serena! Acredito que cada vez mais a vida nos recompensa por escolhermos ser felizes. Um beijinho.

      Eliminar